Pages

Google Ads

Monday, January 31, 2011

Introdução ao Pentaho

Amigo leitor,

A cada dia mais, novas empresas públicas e privadas, nacionais ou multi nacionais, demonstram interesse na utilização da Suite de Business Intelligence Pentaho.

Por que isso acontece?

O motivo de tanto interesse é muito simples: o Pentaho atende de ponta a ponta um projeto de Business Intelligence (Inteligência de Negócios).

O melhor de tudo é saber que se você utilizar a versão CE (Community Edition) do Pentaho, não será preciso pagar pelo uso, pois ele é um software aberto (Open Source) desenvolvido utilizando padrões abertos e extremamente robustos.

Além da versão CE, também existe a possibilidade de utilizar a versão EE (Enterprise Edition), que também é uma ótima opção para algumas empresas.

Vale lembrar que tanto a versão CE como a versão EE são excelentes e podem ajudar qualquer empresa a desenvolver um sistema de apoio à decisão.

Qual é o meu papel neste mundo do Pentaho?

Felizmente conheci o Pentaho bem no início, sendo pioneiro no Brasil. Sofri muito com as primeiras versões, mas nenhuma versão foi tão ruim como a primeira versão, a terrível versão 1.2. Hoje os tempos mudaram, e a atual versão 3.7 (estável), é excelente; na verdade desde a versão 1.6 a suite melhorou.

Assim que conheci o Pentaho tive certeza que seria uma ferramenta que faria muito sucesso, então resolvi deixar as antigas ferramentas proprietárias e comecei a trabalhar e me dedicar exclusivamente à Suite de BI da Pentaho.

Porém mesmo atualmente, me dedicando bastante ao pentaho, ainda tenho acompanhado as outras ferramentas através de eventos, palestras, encontros, workshops, contato com amigos que trabalham com essas ferramentas proprietárias, contato com clientes, ajudando os clientes na migração de uma ferramenta proprietária para o Pentaho e de muitas outras maneiras.

Sou grato pela oportunidade de participar de projetos no Brasil e no Exterior, por conhecer pessoalmente os fundadores e os principais membros da Pentaho no mundo, por saber que são pessoas comuns, porém com um grande desejo de criar a melhor ferramenta open source de BI do mundo e a maior comunidade de BI Open Source.

Durante esses anos tenho divulgado bastante o Pentaho, e mesmo com a correria do dia a dia, que envolve projetos, treinamentos, eventos, vendas, desenvolvimento, etc, tenho encontrado tempo para participar de alguns eventos, e gostaria de compartilhar dois videos que com certeza vão ajudar muito os gestores ou desenvolvedores que estão pensando em adotar o Pentaho em suas organizações.

O video do link abaixo, gravado no CONSEGI 2010, é mais voltado para desenvolvedores.

http://blog.professorcoruja.com/2010/09/video-gratuito-oficina-de-pentaho.html

O próximo video, gravado na Campus Party 2011, é mais voltado para os gestores.

http://blog.professorcoruja.com/2011/01/video-gratuito-palestra-pentaho-campus.html


Porém eu recomendo vocês assistirem os dois. Eles vão ajudar a esclarecer dúvidas sobre as pontencialidades da ferramenta, vantagens, desvantagens, desafios, etc.

Boa sorte! E, se adotar o Pentaho faz parte dos seus planos, fale conosco através dos e-mails info@it4biz.com.br ou treinamentos@it4biz.com.br

Outros links interessantes:

http://blog.professorcoruja.com/2010/11/melhore-performance-de-seus-cubos-olap.html


http://blog.professorcoruja.com/2010/05/traducao-pentaho-bi-server-35-para-o.html


http://blog.professorcoruja.com/2010/05/livros-pentaho.html


http://blog.professorcoruja.com/2010/03/pentaho-video-tutorials-and.html

http://blog.professorcoruja.com/2010/06/customizando-o-pentaho-30.html

http://blog.professorcoruja.com/2010/09/como-instalar-o-jpalo-web-client-no.html

http://blog.professorcoruja.com/2010/09/mondrian-jpalo-cubos-olap-com-drag-and.html


http://blog.professorcoruja.com/2011/01/instalacao-avancada-do-pentaho-bi.html

http://blog.professorcoruja.com/2011/01/material-bi-suite-pentaho-desenvolvido.html


http://blog.professorcoruja.com/2011/01/manual-de-utilizacao-do-pentaho-feito.html


http://blog.professorcoruja.com/2010/11/pentaho-aggregation-designer-overview.html


http://blog.professorcoruja.com/2009/09/second-day-pentaho-community-gathering.html

http://blog.professorcoruja.com/2010/08/encontro-da-comunidade-pentaho-consegi.html


http://blog.professorcoruja.com/2010/12/o-brasil-e-importante-para-pentaho.html

http://blog.professorcoruja.com/2010/05/entendendo-o-mondrian-olap-server.html


http://blog.professorcoruja.com/2010/09/why-pentaho-should-hold-fourth-world.html


http://blog.professorcoruja.com/2010/10/pentaho-get-source-code.html


http://blog.professorcoruja.com/2010/06/pentaho-e-nova-ferramenta-de-bi-do.html


http://blog.professorcoruja.com/2009/10/novo-compra-novo-visualizador-olap.html

http://blog.professorcoruja.com/2010/01/pentaho-analyzer-preview-enterprise.html

http://blog.professorcoruja.com/2010/01/pentaho-report-designer-v35-1-creating.html


http://blog.professorcoruja.com/2010/01/pentaho-report-designer-v35-2-creating.html

http://blog.professorcoruja.com/2010/01/pentaho-report-designer-v35-3.html

E muito mais outras coisas que eu já escrevi sobre Pentaho.

http://blog.professorcoruja.com/search?q=pentaho

Friday, January 21, 2011

Thursday, January 20, 2011

Dez regras clássicas para implementar Business Intelligence

É essencial aprender com os erros de outros para que um projeto não falhe.
Por KLAUS HOFMANN ZUR LINDEN - COMPUTERWORLD / ALEMANHA
11 de janeiro de 2011 - 08h33

No passado, as companhias gastavam muito dinheiro com BI, mas nem sempre conseguiam alcançar os resultados pretendidos. Prova disso, as reclamações dos usuários sobre a falta da qualidade dos dados e a dificuldade de utilização dos sistemas e ferramentas de BI, assim como relatórios incompletos ou dados imprecisos que impactam a tomada de decisões. Estas debilidades são causadas por fraquezas funcionais e organizacionais na implementação de projetos de Business Intelligence.

Particularmente para novos projetos de BI, é essencial aprender com os erros de outros para que o projeto não falhe. A Information Builders compilou 10 regras de ouro para a implementação.

1. Definir os requisitos funcionais.

Comparações por indicadores de desempenho (KPI – Key Performance Indicators) são o centro de qualquer aplicação de BI. A equipe do projeto, composta por colaboradores do departamento de TI e de outros departamentos especializados, deve determinar que informação deve ser disponibilizada pelas aplicações de BI, quando é necessário estar disponível e em que formato.

2. Definir os grupos de utilizadores.

A equipe do projeto deve definir quem são os utilizadores da solução de BI. Existem geralmente três grupos de utilizadores: utilizadores gerais de relatórios; os produtores e analistas que avaliam os dados; e finalmente os gestores que decidem os objetivos.

3. Envolver os utilizadores numa fase inicial.

Na fase inicial, o departamento de TI deve criar um protótipo simples da solução. Desta forma, pode ser feita uma revisão para assegurar que os requisitos essenciais serão incluídos desde o início. Na implementação de um projecto de BI, os colaboradores dos departamentos especializados devem sempre ser incluídos paralelamente, uma vez que são esses indivíduos que, no futuro, irão trabalhar com as aplicações. Quando se testar o protótipo, esses colaboradores podem determinar se o projeto segue o escopo.

4. Ter apoio da Gestão.

A equipe do projeto deve ter apoio da gestão. Esta é a única forma de garantir que os objetivos corporativos a curto e longo prazo sejam incorporados. A implementação é monitorizada pela comparação de indicadores de desempenho (KPI) permanentes dos rácios operacionais mais importantes.
5. Identificar os Indicadores de Desempenho (KPI) requeridos.

São necessários valores operativos para a gestão dos processos de uma companhia. A equipa de projecto deve defini-los em conjunto com o departamento especialista. No manuseamento e produção de materiais, por exemplo, indicadores de desempenho tais como “custo do material por cada componente” ou “volume de negócio por colaborador” são variáveis provadas. Isto torna mais fácil determinar se os objetivos foram alcançados ou não.



6. Garantir a integração e qualidade dos dados.

Integração dos dados é um fator decisivo para o sucesso de um projeto de BI. A equipe deve identificar os sistemas operacionais nos quais a informação requerida está disponível e como os dados devem ser acessados. Para informação atualizada, o acesso direto é a melhor opção. Se a qualidade dos dados brutos não for suficiente, isso deverá ser melhorado com as ferramentas de software apropriadas para acessar todas as fontes de dados.

7. Descubra que ferramentas de BI já estão disponíveis na empresa.

Quando um novo projeto é iniciado, é necessário determinar se as ferramentas existentes para os usuários finais devem continuar a ser utilizadas ou se devem ser substituídas completamente. Na maioria dos casos, a padronização num único sistema de BI é preferível para garantir consistência na disponibilização da informação dentro da empresa.

8. Escolher o Software de BI correto.

Com uma Proof-of-Concept (PoC), a equipe de projeto decide o software mais adequado, baseando-se geralmente em um briefing específico. Este procedimento permite à equipe de projeto garantir com maior grau de certeza de que o software se adequa ao seu negócio.

9. Limitar o tempo de execução do projeto.

Aqui aplica-se a velha regra: “Tudo o que dure mais que seis meses deixa de ser um projeto e passa a ser um problema.” Quando se implementa um novo projeto de BI, os departamentos especializados devem estar centrados e proceder em claros passos definidos. Os subprojetos devem ser desenvolvidos para que os primeiros módulos executáveis e operacionais estejam disponíveis depois de dois ou três meses.


10. Um projeto de BI é um processo constante.

Os requisitos das companhias mudam constantemente e o mesmo se aplica a uma aplicação de BI. Todas as soluções de BI têm de ser continuamente desenvolvidas e otimizadas em uma base permanente. Esta é a única forma que têm de cumprir os requisitos.


“O BI é, antes de tudo, uma tarefa de controle, compras, marketing e vendas. Os departamentos de negócio estão familiarizados com os requisitos individuais em termos de gestão da performance funcional e sabem que parâmetros e dados necessitam para controlar os seus processos de negócio”, afirma Klaus Hofmann zur Linden, Technical Manager Germany da Information Builders em Eschborn. “O departamento de TI deve construir a infra-estrutura para as aplicações de BI e assegurar uma operação de confiança”.

Fonte:
ComputerWorld

Seis fortes tendências do mercado de trabalho em 2011

Nos EUA, ou aqui, o jeito de trabalhar - e procurar emprego - não será mais o mesmo. Em alta, CV digital, teletrabalho e a presença em redes sociais.

Disposto a varrer a internet atrás de um novo emprego e de começar 2011 com uma perspectiva melhor? Então preste muita atenção nessas seis dicas.

1. CV agora é digital
Impressora? O que é isso? Em que século estamos? E as árvores?

Seu CV digital pode ser um perfil noLInkedIn ou um blog pessoal. Se preferir, pode ainda ser um serviço contratado igual o Elance, que possibilita interagir com outros membros da rede e exibir seu portfólio com base em exemplos online. O Elance exibe também recomendações de colegas, prova irrefutável de sua competência.

“É o fim do CV impresso”, diz o CEO da Elance, Fabrio Rosati. “Eles são estáticos e ficam desatualizados com uma velocidade enorme” adverte.

Rosati diz que para 2011, as perspectivas de ser rastreado digitalmente antes de qualquer contato direto são imensas.

2. Sistemas móveis
Durante todo o ano de 2010 ficou evidente que empresas e consumidores querem soluções que funcionem bem em dispositivos móveis e em desktops. Isso não passa despercebido por agências de RH digitais.

A Elance percebeu um aumento de 98% na demanda por aplicativos compatíveis com a plataforma móvel. Um forte indício de que as empresas irão lançar mais e mais dispositivos móveis.

Essa mudança terá reflexo direto na forma em que sites são programados. Para 2011 esperam-se sites de design mais enxuto e de fácil leitura. Algo que fique bem em uma tela de 3,5 polegadas.

3. Funcionário virtual trabalha de casa
A cada ano, a comunicação derruba barreiras longamente vistas como impeditivo que certas tarefas fossem cumpridas a partir de qualquer lugar.

Bom, para 2011 essa tendência deve crescer. De acordo com a Elance, recursos de plataformas colaborativas, banda larga em níveis aceitáveis, telepresença e outras soluções virtuais poderá facilitar o chamado Home Office.

Se lembrarmos que, no começo de dezembro, a Câmara dos Deputadosaprovou o Projeto de Lei 4505/08, que trata do Teletrabalho, e que ainda falta a aprovação do Senado, o tema será quente em 2011 também no Brasil.

4. A guerra Flash x HTML5
Incrivelmente famoso e aceito em todas as plataformas de navegação, o HTML5 está muito próximo de se tornar o substituto do Flash na hora de entregar conteúdo interativo.

Mas, segundo informações da Elance, isso ainda não aconteceu.

Existe, isso é inegável, uma procura alta por programadores HTML5, mas o Flash continua na liderança, mesmo depois de ter perdido o apoio da Apple.

E não interessa quem vença essa luta, o HTML5 ou o Flash. Certo é que haverá demanda por programadores que atuem em um dos dois fronts. Escolha o seu lado.

5. Negócios, negócios; rede social a parte?
As repetidas investidas da Google contra o Groupon podem ser o sinal mais evidente da necessidade de empresas comerciantes terem de investir em mídias sociais.

Para Rosati, isso se manifesta de formas diferentes. As companhias terão de investir mais em ferramentas para dar conta de sua interação social. Para tal, devem escolher profissionais de perfil altamente envolvido em ações desse tipo.

As vias de comércio devem se dar com base em relacionamento e usar as redes de contato do Facebook, do Twitter e de outras rodas digitais. Tudo para aproveitar o boca-a-boca que corre nesses meios.

Então uma das demandas principais será por gente que entende o valor dessa interação e saiba conduzir esse processo de maneira tranqüila, próxima ao consumidor/amigo/fã.

6. Aqui jaz o marketing tradicional
Em 2011, de acordo com a Elance, as empresas devem continuar migrando recursos originalmente usados em estratégias como o marketing direto e telemarketing.

O alvo, agora, serão as mídias digitais. E o trio escolhido para liderar essas investidas são os irmãos SEO (otimização de sites para motores de busca), SEM (investimento em links patrocinados) e SMM (marketing desenvolvido para acontecer dentro das mídias sociais).

“Qualquer empresa realmente interessada em participar da vida do consumidor, deverá estar onde este for. Nas redes sociais, nos sites de busca (Google e Bing) e na lista de amigos de meus amigos”, finaliza Rosati.

Fonte:
ComputerWorld

... filhos melhores para o nosso planeta

Amigo leitor,

Recebi um e-mail de um amigo com a imagem ao lado e o texto abaixo, gostei bastante e resolvi compartilhar para que possamos refletir.

Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável.


"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...

Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo

vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos,

inclusive em respeitar o planeta onde vive...

Wednesday, January 19, 2011

Fotos Palestra e Oficina de Pentaho @ Campus Party 2011


Amigos Campuseiros,

Ao lado uma foto tirada durante a minha palestra sobre Pentaho na Campus Party 2011 no dia 18 de Janeiro deste ano.

Clique aqui, para visualizar outras fotos tiradas na CPBR4.

Mais uma vez, obrigado pela participação.

Tuesday, January 18, 2011

Lançamento Reembolso Fácil na Campus Party 2011

Amigo Campuseiro,

Ganhador do Livro Pentaho 3.2 Data Integration: Beginner's Guide book

Amigos Campuseiros,

Primeiramente obrigado pela presença na minha palestra e oficina de Pentaho na Campus Party 2011, foi um grande prazer conhecê-los.

Conforme prometido realizamos o sorteio do livro de Pentaho.

O Ganhador do Livro "Pentaho 3.2 Data Integration: Beginner's Guide book" sorteado hoje às 16hs durante a Oficina de Pentaho foi o nosso amigo campuseiro Juliano Varella de Carvalho de Novo Hamburgo-RS, parabéns e boa sorte nos estudos do Pentaho.

Do lado esquerdo, Juliano Varella de Carvalho (Ganhador do Livro) e do lado direito Caio Moreno de Souza (Professor Coruja).

Cobertura Campus Party 2011

Amigo leitor,

A Campus Party está super bacana este ano, abaixo alguns videos:

CPBR11: Inauguraçao Campus Party Brasil 2011



Armas de guerra atraem visitantes à Campus Party



Links:

http://tecnologia.uol.com.br/especiais/campus-party-2011.jhtm


http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/01/18/a-internet-nao-pode-ser-controlada-por-governos-ou-empresas-diz-al-gore/

http://tecnologia.terra.com.br/campus-party/noticias/0,,OI4897155-EI17279,00-Campus+Party+Brasil+fica+no+escuro+e+sem+internet.html

http://tecnologia.terra.com.br/campus-party/noticias/0,,OI4896126-EI17279,00-Campuseiros+edicao+ja+tem+maior+numero+de+filas+da+historia.html

http://tecnologia.terra.com.br/campus-party/noticias/0,,OI4894978-EI17279,00-Empresario+conta+como+ganhar+dinheiro+com+a+internet.html

http://tecnologia.terra.com.br/campus-party/noticias/0,,OI4896946-EI17279,00-Campus+Party+pode+ter+tres+edicoes+no+Brasil+em.html

http://tecnologia.terra.com.br/campus-party/noticias/0,,OI4896973-EI17279,00-Virus+brincalhao+invade+a+Campus+Party+Brasil.html

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/01/campus-party-reune-milhares-de-apaixonados-por-tecnologia-em-sp.html

Slides Palestra Pentaho @ Campus Party 2011

Amigos Campuseiros,

Obrigado pela presença na minha palestra de Pentaho @ Campus Party 2011.

Abaixo os slides da minha palestra:

A IT4biz realizará o sorteio do Livro Pentaho 3.2 Data Integration: Beginner's Guide book na Campus Party 2011


Amigo Campuseiro,

Daqui a pouco teremos uma palestra de Pentaho e depois uma Oficina na Campus Party 2011.

Durante a oficina de Pentaho a IT4biz realizará o o sorteio do livro Pentaho 3.2 Data Integration: Beginner's Guide Book.

Para participar, clique aqui e faça sua a inscrição.

Monday, January 17, 2011

Instalação Avançada do Pentaho BI Server

Amigo leitor,

Muitas pessoas me perguntam sobre "Instalação Avançada do Pentaho BI Server", e já faz um tempo que quero escrever sobre este tema.

Com o intuito de ajudar a comunidade, compartilho o link para um material em inglês muito importante que ensina passo a passo como instalar o Pentaho de uma forma um pouco avançada.

No link abaixo podemos ver como migrar o banco interno do Pentaho para o Oracle, MySQL, MS SQL Server ou PostgreSQL, tanto no Linux como no Windows.


Fazendo isso sua instalação do Pentaho já pode ser considerada um pouco avançada; existem outras coisas que podem ser feitas com o objetivo de melhorar performance, segurança, etc.

List of Available Pentaho Data Integration Plug-Ins

Hi Folks,

If you need extras PDI (Pentaho Data Integration) plug-ins visit the link below:

STPivot - JPivot com melhorias (Visualizador OLAP)

Amigo leitor,

Já faz bastante tempo que quero divulgar o STPivot aqui no meu blog.

Você deve estar se perguntando: mas o que é o STPivot?

O STPivot é uma versão melhorada do JPivot, desenvolvida por nossos amigos e parceiros da StrateBI, empresa espanhola pioneira em Pentaho na Espanha.

Eu ainda me lembro quando estava em Madrid na Espanha em 2009, trabalhando em um projeto de Pentaho com o Emílio e nossas muitas conversas sobre a grande deficiência do JPivot e sobre a grande necessidade de um visualizador OLAP melhor do que o JPivot. Felizmente, ele investiu alguns euros e divulgou de forma gratuita o STPivot para a comunidade. Estou utilizando o STPivot já faz algum tempo e gostaria de recomendar como uma opção melhor que o JPivot.

Além do JPivot e do STPivot existem outros visualizadores OLAP como o JPalo e o PAT/Saiku.

Material BI Suite Pentaho desenvolvido pela UFMG

Amigo leitor,

Aproveitando a oportunidade da Campus Party 2011, onde eu ministrarei uma palestra e oficina, gostaria de divulgar o trabalho desenvolvido com a Suite de BI Open Source Pentaho do Laboratório de Software Livre da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Nossos amigos desenvolveram alguns tutoriais importantes, são eles:

Manual de Utilização do Pentaho feito pela UFBA

Amigo leitor,

Já faz bastante tempo que nossos amigos da Universidade Federal da Bahia desenvolveram um manual de Pentaho que vem circulando pela internet e eu gostaria de aproveitar para divulgar um pouco mais e agradecer essa turma por fazer referência ao meu blog.

Para baixar o manual de utilização do Pentaho desenvolvido por eles, clique aqui.

Conteúdo do Material:

1. Pentaho BI..................................................................................... 3
2. Instalação e Utilização ................................................................... 4
1. Pré-requisitos ................................................................................ 4
2. Instalação do Pentaho BI platform .................................................... 4
3. Área Administrativa ........................................................................ 5
1. Criar nova Conexão de dados ........................................................ 5
3. Definição da arquitetura ................................................................ 6
1. Construção de modelo Multidimensional ............................................ 6
1. Instalação e Configuração ............................................................. 6
2. Criação do modelo e geração da base de dados ............................... 7
2. Criar o schema para identificação do cubo OLAP ................................. 8
1. Schema Workbench ..................................................................... 8
1. Funcionalidades ........................................................................ 8
2. Instalação e Configuração .......................................................... 8
3. Criando uma conexão com o Banco de dados ................................ 8
4. Criando um Schema para identificação de um cubo ....................... 8
2. Exportando o Schema criado para o Pentaho ................................. 10
4. Processo de ETL (Extraction, Transformation and Load) .............. 12
1. Download e Instalação .................................................................. 13
2. Configuração ............................................................................... 13
3. Utilização do PDI .......................................................................... 15
1. Conceitos importantes ................................................................ 15
5. Análise do Cubo ........................................................................... 16
1. Abrindo Schema criado anteriormente ............................................. 16
6. Adicionando Usuários .................................................................. 17
1. Editando Usuários......................................................................... 17
2. Deletando Usuários....................................................................... 17
3. Adicionando e excluindo Papéis ...................................................... 17
7. Personalização do Pentaho .......................................................... 18
1. Tradução do Pentaho .................................................................... 18
8. Outras ferramentas...................................................................... 18
1. Pentaho Analysis Tool (PAT)........................................................... 18
2. Pentaho Analyser ......................................................................... 19
3. Pentaho Report Designer (PRD) ...................................................... 20
4. Web Ad Hoc Query and Reporting Service (WAQR) ............................ 21
5. Community Dashboard Framework ................................................. 22
9. Créditos ....................................................................................... 23
10. Referências .................................................................................. 24

Campus Party Brasil 2011

Amigo leitor,

Chegou o grande dia, começa hoje a Campus Party 2011. Estou super animado para este importante evento e acredito que muitos de vocês leitores também. Infelizmente nem todas as pessoas que queriam ir para o evento conseguiram comprar o ingresso, mas o evento será transmitido pela TV Campus Party.

Ao lado, maiores explicações sobre a minha palestra e oficina de Pentaho.

Depois de mais de três anos trabalhando com o Pentaho no Brasil e no exterior, poder participar da Campus Party e poder falar sobre um assunto que eu gosto tanto, é realmente um privilêgio, muito obrigado pela oportunidade.

Ao longo desse tempo já formei mais de 300 pessoas pelo Brasil e dezenas de empresas. Fico feliz com o desenvolvimento da Comunidade Pentaho no Brasil e por, a cada dia mais, empresas investirem nesta ferramenta.

Espero amanhã encontrar vocês e trocar conhecimento sobre Pentaho na Área de Software Livre.