Pages

Google Ads

Tuesday, July 29, 2014

CURSOS: PENTAHO BI SUITE e CRIAÇÃO DE DASHBOARDS Agosto, Setembro e Outubro - 2014

Venha aprender como utilizar o Pentaho com quem é pioneira no uso dessa ferramenta, e há mais de sete anos atua no mercado nacional e internacional: a IT4biz!

Nos meses de agosto, setembro e outubro a IT4biz ministrará os seguintes cursos:

Curso Pentaho BI Suite (BI Open Source):
O aluno aprenderá como utilizar o Pentaho em um projeto de BI, desenvolvendo uma solução profissional de BI desde a instalação das ferramentas até a publicação em um ambiente web disponível ao usuário.

Curso Criação de Dashboards:
O aluno aprenderá a criar dashboards avançados com a ferramenta Pentaho e a realizar a publicação em um ambiente WEB disponível ao usuário.

Os locais e datas dos cursos são:
Agosto
26, 27 e 28 - Curso Pentaho BI Suite (BI Open Source) - São Paulo

Setembro
02, 03 e 04 - Curso Criação de Dashboards - São Paulo

Outubro
21, 22 e 23 - Curso Pentaho BI Suite (BI Open Source) - Brasília

Garanta sua vaga!

Mais informações: treinamentos@it4biz.com.br / www.it4biz.com.br

Thursday, July 24, 2014

MDX History

MDX was first introduced as part of the OLE DB for OLAP specification in 1997 from Microsoft. It was invented by the group of SQL Server engineers including Mosha Pasumansky. The specification was quickly followed by commercial release of Microsoft OLAP Services 7.0 in 1998 and later by Microsoft Analysis Services. The latest version of the OLE DB for OLAP specification was issued by Microsoft in 1999.

While it was not an open standard, but rather a Microsoft-owned specification, it was adopted by the wide range of OLAP vendors. This included both vendors on the server side such as Applix, icCube, MicroStrategy, NCR, Pentaho, Oracle Corporation, SAS, SAP, Teradata, Symphony Teleca, and vendors on the client side such as Panorama Software, Pentaho, PowerOLAP, XLCubed, Proclarity, AppSource, Jaspersoft, Cognos, Business Objects, Brio Technology, Crystal Reports, Microsoft Excel, Tagetik, and Microsoft Reporting Services.

With the invention of XML for Analysis, which standardized MDX as a query language, even more companies - such as Hyperion Solutions - began supporting MDX.

The XML for Analysis specification referred back to the OLE DB for OLAP specification for details on the MDX Query Language. In Analysis Services 2005, Microsoft has added some MDX Query Language extensions like subselects. Products like Microsoft Excel 2007 have started to use these new MDX Query Language extensions. Some refer to this newer variant of MDX as MDX 2005.

Source:
http://en.wikipedia.org/wiki/MultiDimensional_eXpressions

Whos is Mosha Pasumansky?
 Mosha Pasumansky is one of the inventors of the MultiDimensional eXpressions (MDX) language, a query language for online analytical processing (OLAP) databases. Pasumansky is also one of the architects of the Microsoft Analysis Services, and an OLAP expert.
Mosha Pasumansky is well known in the OLAP community for his Microsoft OLAP information website which contains a collection of technical articles and other resources related to Microsoft OLAP and Analysis Services. He also has a blog dedicated to MDX and Analysis Services. He spoke at Microsoft conferences such as TechEd and PASS, and he published the book Fast Track to MDX.
As of 29 December 2009, Mr. Pasumansky had shifted his focus[1] to Bing, the Microsoft Search Engine, and is no longer maintaining his active stewardship of the BI Community.

His blog:
http://sqlblog.com/blogs/mosha/default.aspx

Source:
http://en.wikipedia.org/wiki/Mosha_Pasumansky

Tuesday, July 22, 2014

Videos - Pentaho Day 2014 (FEA-USP)

Pessoal,

Hoje recebi um e-mail que me deixou muito feliz.

Finalmente os videos do Pentaho Day foram liberados pela USP.

Segue o link:

http://www.fea.usp.br/videos_view.php?id=332

Obrigado USP pelo apoio!!!

Friday, July 18, 2014

Grêmio vai utilizar plataforma de análise de dados para checar desempenho dos jogadores

O futebol começa a aderir a plataformas de gestão e analíticos. O Grêmio assinou hoje uma parceria com a SAP Labs Latin America que vai lhe permitir adotar uma aplicação de análise de dados em tempo real para melhor o acompanhamento e a perfomance dos jogadores. O time gaúcho usará um aplicativo baseado na tecnologia SAP Hana e os dados gerados após os treinamentos, irão possibilitar os membros da comissão técnica ter mais informações que ajudem as tomadas de decisão.
Com auxílio da nova tecnologia, o técnico poderá analisar a performance da cada atleta sob seu comando em diversas categorias, como velocidade, posição que mais ocupa no campo, porcentagem de acerto de assistências, capacidade para dribles curtos, entre outras. Com isso em mãos, o técnico poderá definir a escalação ideal ou direcionar treinamentos específicos para jogadores com defasagem em algum aspecto técnico.
De acordo com o executivo de futebol do Grêmio, Rui Costa, além da eficiência no detalhamento da performance do atleta, a ferramenta irá promover a integração do setor com outros importantes departamentos do Clube, facilitando o compartilhamento de dados e a consequente otimização de todos os processos administrativos em relação ao jogador. “A tecnologia também nos trará avanços significativos no planejamento financeiro, na execução dos contratos, e além disso, será essencial no trabalho de captação de novos atletas, já que também poderá nos municiar de todas as projeções e movimentação do mercado mundial de futebol”, observou.
O executivo também ressaltou o trabalho que a SAP executa junto ao TSG 1899 Hoffenheim e à própria Seleção Alemã que venceu a Copa do Mundo 2014. “Dois cases de peso que refletem o alto nível de profissionalização do futebol na Alemanha e que certamente deverá se difundir por outros grandes times europeus. No Brasil, o Grêmio a partir dessa novidade também irá mudar de patamar na preparação de suas equipes, da base ao profissional”, reforçou o dirigente.
Como parte do projeto está prevista a criação de um aplicativo – gratuito – voltado para os torcedores, que poderão acessar informações, antes, durante e depois dos jogos da equipe por meio de dispositivos móveis. Para isso, o Grêmio fará uma pesquisa com os fãs do time para levantar quais são os principais interesses de conteúdo.
A gestão administrativa do Grêmio também será amplamente modernizada com a implementação do software SAP Business Suite. Todos os departamentos do clube serão informatizados e os processos unificados, como informações de compras, estoque, financeiras, contábil.
” A partir desse investimento, criaremos um ambiente de desenvolvimento de performance e qualificação do clube em todos os segmentos. As ferramentas a que teremos acesso e que serão implementadas ao longo dos próximos meses de acordo com as nossas necessidades vão nos dar condições de eficiência e resultados no futebol e nas áreas administrativas “, declarou o vice-presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr.

Fonte: