Pages

Google Ads

Tuesday, December 18, 2007

Blogs about BI, Pentaho and BI Developers

Hoje em dia os Blogs são uma rica fonte de informação, eu mesmo tenho aprendido bastante lendo blogs.

Aqui vai o endereço de alguns blogs interessantes sobre BI, Pentaho e desenvolvedores de BI.

Claudia Imhoff
http://www.b-eye-network.com/blogs/imhoff/


Gretchen Moran
http://gretchenmoran.blogspot.com/


Matt Casters
http://www.ibridge.be/

Julian Hyde
http://julianhyde.blogspot.com/index.html

Nicolas Goodman
http://www.nicholasgoodman.com/bt/blog/

BI Blogs

http://www.biblogs.com/

Todo BI
http://todobi.blogspot.com/

Sistemas Decisionales
http://sistemasdecisionales.blogspot.com/

Mr. BI
http://javierdequiros.blogspot.com/

Information Management
http://informationmanagement.wordpress.com/

Business Intelligence Blog (BIB) by José María Arce
http://josemariaarce.blogspot.com/

Estudiano BI
http://estudiandobi.blogspot.com/

Oracle Blogs
http://blogs.oracle.com/


Oracle BI Blog
http://oraclebi.blogspot.com/

BI Team
http://biteam.wordpress.com/

Estado do Paraná - Na minha opinião é o Estado que mais investe em Software Livre

Amigos da comunidade Software Livre,

Não sei se todos conhecem o Estado do Paraná e a cidade de Curitiba, mas para aqueles que não conhecem eu aconselho aos amigos pegarem um avião, onibus ou carro e dar uma passeada pelo Estado e pela Bela Curitiba.

Sempre gostei da cidade de Curitiba tendo ido a passeio e a trabalho muitas vezes, mas a cerca de 1 ano e meio começei a namorar uma Londrinense que atualmente reside na cidade de Curitiba e com isso grande parte dos meus finais de semana tem sido na Capital Ecologica "Curitiba".

A cidade é super limpa, organizada e verde, tem árvores em todos os lugares o clima é gostoso com dias muito frios e quentes, tudo isso parece contribuir para o desenvolvimento de tecnologia de ponta utilizando software livre.

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) utiliza a mais de quinze anos software livre.

Links importantes:

Departamento de Informática da UFPR
http://www.inf.ufpr.br/dinf/

Centro de Computação Científica e Software Livre ( Universidade Federal do Paraná)
http://www.c3sl.ufpr.br/pt-br/

Movimento Software Livre Paraná
http://www.softwarelivreparana.org.br/modules/news/

Brasil é estrela, diz guru do software livre

Pessoal,

Vale a pena dedicar um tempo e ler esse artigo que saiu na Folha de São Paulo sobre Linux.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u354484.shtml


Pode ler por aqui também:

EMERSON KIMURA

Colaboração para a Folha de S.Paulo

Jon "Maddog" (cachorro louco) Hall é o diretor-executivo da Linux International, organização que promove o uso do Linux. Considerado um guru do software livre, Hall esteve no Brasil para inaugurar uma sala com seu nome na empresa de treinamento e consultoria 4Linux e conversou com a Folha. Leia a seguir os principais trechos da entrevista.

BRASIL
O Brasil é uma das grandes estrelas do software livre. O governo e a indústria têm usado software livre para resolver seus problemas. Trabalham e contribuem uns para os outros.

Se você paga pelo software, isso significa que os royalties saem do país para outros, normalmente para os Estados Unidos. Isso é dinheiro que poderia dar emprego a pessoas, programadores, aqui no Brasil. Quando o dólar sai, não há muito que possa acontecer por aqui.

Divulgação
Presidente da Linux International, John "Maddog" Hall, durante entrevista no 3º Fórum Internacional de Software Livre
Presidente da Linux International, John "Maddog" Hall, durante entrevista no 3º Fórum Internacional de Software Livre

Quero ver o Brasil formar sua própria indústria de software, o que leva a uma melhor indústria de hardware, o que leva a melhores sistemas, o que leva a mais produção, o que leva a exportações... Esse é o ecossistema em que as pessoas têm de pensar. Não é apenas software.

PLANOS
Temos uma companhia [Koolu] trabalhando com um plano de negócios que achamos que poderá trazer a internet para, pelo menos, 85% das pessoas no Brasil, a um preço que elas podem pagar. E também fazer o software muito mais fácil para elas usarem, mais como se fossem usar um telefone em vez de um computador.

Também queremos criar várias bolhas wireless, de modo que seja possível acessar a internet de qualquer lugar de uma cidade como São Paulo.

Contei esse plano para o governo brasileiro, e eles estão interessados nisso. Parte do plano é treinar 2 milhões de administradores de sistemas e produzir máquinas no Brasil, criando mais empregos.

VANTAGENS
O controle para resolver os problemas saiu das mãos do consumidor para as da fabricante; ela tem o controle sobre o seu negócio. Nós precisamos colocar o controle de volta nas mãos das pessoas. Software livre é isso, é controle, é você decidindo. A grande coisa do software livre é o seu valor, o fato de que você pode adaptá-lo às suas necessidades para conseguir o que quiser.

CRESCIMENTO
No mundo, 80% dos supercomputadores usam Linux. Um terço de todos os sistemas de servidores usam Linux, um terço usa Unix proprietário, um terço usa Microsoft. E todos usam software livre.

Eles podem não saber, mas usam. Se você tem um roteador Linksys, usa software livre. Se você tem um roteador D-Link, usa software livre. Se você usa e-mail, você provavelmente usa o Sendmail como transporte, você usa software livre.

Você pode usar o Apache Web Server, isso é software livre. Ele pode estar rodando em Linux -é software livre.

APLICATIVOS WEB
Há uma nova filosofia de design: a de aplicativos baseados na web -em que eles são executados no servidor, e o desktop é simplesmente uma tela.

Se todos os meus aplicativos estão no servidor, e eu posso usar um aparelho como uma tela para ele, o sistema operacional usado não me importa.

PIRATARIA
Você diz para as pessoas que elas precisam estar na internet e ter um computador para poder fazer negócios hoje. Mas há quem não pode pagar pelo software. E o que elas vão fazer? A única coisa que lhes resta é a pirataria. Gosto de dizer: use software grátis -algo que é dado não pode ser pirateado.

DICAS
Não tente aprender tudo de uma vez. Você se sentirá esmagado. Faça pequenos passos até você chegar ao seu destino.

Muitas pessoas não se lembram de como aprenderam a usar o Windows, mas houve um processo de aprendizagem. É assim que se deve aprender o software livre.

DESAFIOS
A inércia é um problema. Algumas pessoas confundem ser diferente com ser difícil de usar. E precisamos de documentação melhor e mais clara. Precisamos encorajar as pessoas a fazerem isso.

MICROSOFT E APPLE
Tecnicamente, a Microsoft não é boa. Não é necessariamente o melhor produto que vence; é a melhor estratégia de marketing. E a Microsoft é mestre nisso. A Apple faz produtos e sistemas operacionais muito bonitos, mas infelizmente não são abertos. E acho que, no fim, o fato de serem tão fechados irá feri-los.

Saturday, December 15, 2007

Como converter FLV para MPEG, AVI ou outros em Linux

Aqui vai uma dica muito boa, para quem gosta de baixar videos no youtube mas não gosta do fato de eles estarem em .flv aprenda converter para avi ou mpg de forma simples.

Instalar o ffmpeg

No Ubuntu:
apt-get install ffmpeg

Depois é fácil: basta digitar no terminal

ffmpeg -i video_entrada.flv video_saida.mpg, por exemplo.