Presidente da República participa da cerimônia de abertura do Consegi 2009 e destaca a importância da comunidade tecnológica brasileira para o desenvolvimento da plataforma aberta.
Nesta quarta-feira, 26, em Brasília (DF), foi aberta oficialmente, pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, a segunda edição do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico. A mesa da cerimônia de abertura contou ainda com a participação de Sérgio Rezende, ministro da Ciência e Tecnologia, Fernando Haddad, ministro da Educação, Patrus Ananias, ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Marcos Mazoni, diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Rogério Santana, secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, e Mauro Bógea, diretor-geral da Escola de Administração Fazendária (Esaf).
Exemplo para o mundo
"Um novo momento na relação entre o Estado e a sociedade": foi desta maneira que o presidente da República definiu o contexto atual no qual a sociedade interage em rede e o desenvolvimento tecnológico segue por caminhos cooperados. "O acesso à diversos conteúdos e o compartilhamento deles é um importante fator de inclusão social", disse Lula em seu discurso na abertura.
O chefe do Estado Brasileiro também fez um histórico da adoção de software livre no Poder Executivo e apresentou dados conslidados sobre a economia com a plataforma aberta no governo. "No ano passado, deixamos de gastar R$ 370 milhões com software proprietário e investimos esses recursos em conhecimento", revelou.
Outro ponto importante do discurso de Lula foi o destaque à relevância das comunidades de SL brasileiras no mundo. "Há mais gente no exterior pesquisando sobre os softwares livres brasileiros do que sobre o nosso futebol", comparou. "Brasil será o paradigma do software livre no mundo", completou.
Protocolo de Brasília
Durante a cerimônia de abertura, houve também a ampliação da adesão ao Protocolo de Brasília (documento que formaliza o comprometimento público de diversas empresas e órgãos do governo brasileiro para adoção do ODF como padrão oficial para troca de documentos entre os órgãos federais). O Exército e a Marinha tornaram-se signatários do protocolo que foi criado durante a edição passada do Consegi.
Troféu “Demoiselle”
Na abertura, foram homenageados com o troféu da réplica do Demoiselle - modelo de avião criado pelo inventor brasileiro Santos Dumont e que deu origem à aviação que é praticada atualmente - o presidente Lula, pelo incentivo ao uso do software livre, e o economista Michal Gartenkraut, pelo diploma dado aos anistiados após 40 anos.
Fonte:
No comments:
Post a Comment