Pages

Google Ads

Tuesday, October 06, 2009

Pentaho compra novo visualizador OLAP

Amigo leitor,

Desde que começei a utilizar o Pentaho em Projetos de BI escuto os usuários de Cubos OLAP reclamarem do JPivot (visualizador OLAP atual do Pentaho).

Durante a reunião da Pentaho em Barcelona agora em Setembro de 2009 todos os participantes tiveram a oportunidade de manifestar o tamanho descontentamento com o JPivot.

Nesta reunião o próprio Julian Hyde, criador do Mondrian (Pentaho OLAP Server), concordou e disse que era preciso melhorar.

Também no evento em Barcelona eu tive o privilêgio de assistir a palestra do Tom Barber sobre o PAT (Pentatho Analysis Tool) que pretende no futuro subistituir o JPivot, o que podemos ver foi uma ferramenta bacana que vem evoluindo aos poucos, mas que dentro de 1 ou 2 anos será uma ferramenta cheia de recuros e madura. A grande dificuldade que eu vi em relação ao PAT foi o ritmo do projeto que atualmente é levado por dois desenvolvedores part-time, o próprio criador Tom Barber disse que dedica seu tempo livre ao projeto, algo em torno de 2 a 4 horas diárias, bom neste ritmo vamos demorar muito.

Já que todos não gostam do JPivot a Pentaho tomou uma atitude e comprou tecnologia LucidEra e batizou de Pentaho Analyzer Enterprise Edition.

Já existe um video demonstrativo deste produto, feito pelo Michael Tarallo

Video Pentaho Analyzer Enterprise Edition
http://michaeltarallo.blogspot.com/2009/10/pentaho-analyzer-is-here-imagine-that.html

Resumindo, eles estão começando a colocar coisas boas na versão Enterprise e deixando a comunidade abandonada.

Felizmente temos o Tom e o Paul trabalhando no PAT.
http://pentahomusings.blogspot.com/2009/10/pat-update.html


O mais interessante de tudo é o fato deste novo componente não ser open source, para os que desejam saber mais sobre o motivo abaixo temos um link com a explicação feita pelo próprio Julian Hyde em seu blog.

Julian Hyde responde duas perguntas importantes, são elas:

1) Why is the new Analyzer not open source?

2) What will happen to PAT?

http://julianhyde.blogspot.com/2009/10/pentaho-analyzer.html

1 comment:

Mago said...

Professor, sabe se posso comprar só o Pentaho Analysis Enterprise Edition e usar com o Mondrian Free?