Pages

Google Ads

Wednesday, November 18, 2009

Implementando um projeto de business intelligence utilizando ferramentas open source

Amigo leitor,

Talvez você e sua equipe estejam fazendo a si mesmos algumas perguntas como:

Como posso ter uma ferramenta de Inteligência de Negócios por um preço acessível?

É possível gerenciar minha empresa de uma maneira mais eficiente?

Posso saber o faturamento de minha empresa? Quanto gastamos nos últimos 5 anos com determinado fornecedor?

Qual meu histórico de vendas por produto, por região, por representante?

Percentualmente qual a diferença entre meus preços e os preços de meus concorrentes?

Assim é o mundo das pessoas que tomam decisões no dia a dia, das pessoas que passam a vida planejando estratégias para vender mais, para reduzir custos, para melhorar a vida de seus funcionários, para melhorar a qualidade de seus serviços, para fazer a empresa crescer e lucrar cada vez mais. São tantas as decisões, e tantas as metas, que estas acabam sendo impossíveis de medir sem a ajuda de um sistema de apoio a decisão.

Atualmente o termo mais utilizado para todo esse processo é Business Intelligence, ou seja, inteligência de negócio. O objetivo das empresas e das pessoas que trabalham com Business Intelligence é transformar dados em informações relevantes e fundamentais para a tomada de decisões. Os melhores projetos de Business Intelligence envolvem ferramentas de comparação de dados do mercado com dados da empresa. Com essas ferramentas pode-se comparar o rendimento da empresa com o rendimento do mercado, analisar de fato a empresa perante a concorrência e criar um processo de auto analise, possibilitando assim, o planejamento realista e a longo prazo.

As grandes empresas já possuem áreas dedicadas a criar e manter sistemas de business inteligence; essas áreas respondem perguntas de negócios diariamente, semanalmente e mensalmente ajudando assim os gestores a não tomarem decisões no escuro e sim baseadas em informações confiáveis.

E por que será que as empresas investem milhões em Business Intelligence? Simplesmente, por que eles ganham milhões com essas informações.

A cada dia acumulamos mais e mais dados inúteis que ficam armazenados em diversas bases de dados. Uma empresa comum muitas vezes possui um sistema para controlar o faturamento, outro para controlar estoque, um para controlar vendas, e algumas empresas possuem um sistema ERP que acaba gerenciando tudo, mas poucas empresas possuem os Indicadores de Negócios necessários para a tomada de decisão dos gestores.

O cenário padrão em uma empresa é: vários dados espalhados em diversos setores e diversos sistemas, e pouca informação para a tomada de decisão. Esse ambiente acaba gerando frustração dos gestores e da equipe de TI.

E por que isso acontece? Porque poucas empresas conhecem sobre Business Intelligence, e poucas empresas conhecem sobre o Pentaho e sobre como implementar um projeto de business intelligence utilizando ferramentas open source.

Há poucos anos atrás só existiam no mercado ferramentas de Business Intelligence proprietárias, ou seja, era necessário pagar uma boa quantia pela licença dos softwares utilizados para o processo de Mineração dos Dados e apresentação dos Dados. Cerca de 5 anos atrás surgiu a Pentaho com o objetivo de desenvolver uma ferramenta de código aberto e gratuita, permitindo assim que pequenas, medias e grandes empresas tivessem a oportunidade de desenvolver sistemas de apoio a decisão sem a necessidade de pagar pela licença do software.

Atualmente é possível começar um projeto de business intelligence sem custo algum de licença de ferramenta, fazendo com que aquele orçamento enorme somente para as ferramentas já não exista mais, ficando apenas a necessidade de contratação de mão de obra especializada para desenvolver o sistema de Business Intelligence da empresa.

O processo de construção de um sistema de Business Intelligence funciona da seguinte maneira:

Identificação dos Indicadores de Negócios (KPIs)
É fundamental para essa etapa a presença das pessoas que tomam decisões estratégicas na empresa, exemplo: presidente, diretores e gerentes.

Exemplos de Indicadores (KPI):
Qual meu histórico de vendas por produto, por região, por representante?

Construção do Data Warehouse
Esse processo é onde criam-se rotinas de extrações dos dados dos diversos sistemas, realizam-se as transformações necessárias nos dados e onde ocorre o armazenamento em uma única base de dados organizada para a tomada de decisão.

Desenvolvimento da Camada de Visualização
Após concluído o processo de definição dos indicadores e o do processo de construção do data wharehouse, criam-se relatórios simples, relatórios com parâmetros, cubos OLAP e painéis (dashboards) para a tomada de decisão.

Todo esse processo pode demorar de uma semana a 6 meses, dependendo muito do grau de dificuldade de cada etapa, isto porque existem uma série de fatores que podem aumentar ou diminuir o grau de dificuldade do projeto.

E como eu consigo implantar um projeto de Business Intelligence de baixo custo?

Utilizando uma ferramenta chamada Pentaho, capaz de suprir todas as suas necessidades em um projeto de Business Intelligence a custo zero de licença.

Alguns gestores podem estar perguntando:

Posso ter suporte da Pentaho para meus projetos?

Sim. Existe uma versão chamada Enterprise onde a própria Pentaho oferece o serviço de suporte, porém grandes empresas como Mozilla e muitas outras utilizam a versão community que não gera custo. Também é possível contratar diversas empresas que prestam serviço de auxílio a projetos de Business Intelligence utilizando ferramentas de código aberto como o Pentaho. Uma delas é a IT4biz, empresa especializada em projetos de Business Intelligence Open Souce utilizando o Pentaho e outras ferramentas.

Sou livre para escolher a versão do Pentaho?
Sim, muitas empresas grandes utilizam a versão community e muitas utilizam a versão enterprise; é tudo uma questão de estratégia.

No comments: