Pages

Google Ads

Friday, August 28, 2009

"It is not Linux. It is GNU plus Linux" said Richard Matthew Stallman

Hello my friends,

Today at Consegi 2009 Richard Matthew Stallman said:

"It is not Linux. It is GNU plus Linux"

Richard Stallman leiloou GNU e leva calote do ganhador do leilão no Consegi 2009...

Hoje no Consegi 2009, Richard Matthew Stallman leiloou uma espécie de "GNU" e o vencedor não pagou.

Que comédia, a cara dele de espanto por ter levado o calote foi muito engraçado. Ele muito esperto para não perder o negócio passou o direito de compra para o último que ofertou e no final não levou o calote.

Eu fico imaginando o que passou na cabeça dele, imagina você leiloar alguma coisa e a pessoa não pagar, eu não sei se ele poderia leiloar alguma coisa em um evento como o Consegi, ele deve ter peguntado e provavelmente tem o direito de leiloar, porém com certeza não esperava levar calote em Brasília.

Acima temos uma imagem dele falando no Consegi 2009 no Auditório Santos Dumont.

Abaixo imagens do que podemos chamar de "GNU".



Sistema de TV Digital brasileiro é o mais completo do mundo

Em debate no segundo dia do Consegi, Hadil da Rocha Vianna, Diretor do Departamento de Temas Científicos e Tecnológicos do Itamaraty, afirmou que o sistema de TV Digital ISDBT, desenvolvido através de parceria entre Brasil e Japão, é mais completo que o DVB, europeu, e o ATSC, americano, além de ser mais adequado à realidade brasileira.

Eduardo Castro, gerente executivo de jornalismo da Empresa Brasil de Comunicação - EBC, também participou do debate, comentando a atuação da TV Brasil no contexto digital: "Nós iniciamos a transmissão da TV Brasil no mesmo dia em que foi inaugurado o sistema de televisão digital. E a emissora está caminhando de acordo com a tecnologia. O grande momento da emissora será, sem dúvidas, quando a televisão digital estiver popularizada".

Para Hadil, o sistema sofre preconceito: "as notícias saem negativas, criticando o preço dos conversores, comparando os nossos aparelhos aos europeus e norte-americanos. Mas a realidade é que nosso sistema é o mais completo. Os demais têm seus méritos, só que estão obsoletos". Eduardo complementou: "as notícias também destacam que o processo de adoção do sistema é muito lento, mas esquecem de dizer que o processo de transição da TV em preto-e-branco para colorida levou mais de vinte anos".

Hadil destacou que o Peru já aderiu ao sistema ISDBT e que Argentina, Paraguai e Equador devem ser os próximos a aderir: "Estes países entenderam que o ATSC é excelente para os Estados Unidos e o DVB para a Europa. Mas para a realidade da América Latina, o ISDBT é o mais adequado, pois somente ele consegue suportar tantas funcionalidades e de forma inteiramente gratuita”.

Antes de encerrar o debate, Hadil anunciou que em breve acontecerá o I Fórum internacional do ISDBT, em Lima, no Peru.

Fonte:

http://www.consegi.gov.br/2009/informativos-1/sistema-de-tv-digital-brasileiro-e-o-mais-completo-do-mundo-1

Lista de Softwares Públicos

Cacic (19389 membros)

Primeiro Software Público do Governo Federal, resultado do Consórcio de Cooperação entre a SLTI - Secretaria de Logística Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG e a DATAPREV - Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, desenvolvido pelo Escritório Regional da DATAPREV no Espírito Santo. O Cacic é capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações como o número de equipamentos e sua distribuição nos mais diversos órgãos, os tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware, entre outras. Também pode fornecer informações patrimoniais e a localização física dos equipamentos, ampliando o controle do parque computacional e a segurança na rede. Desenvolvedor DATAPREV - Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social Linguagem Php, Perl, Python, Delphi Banco de Dados Mysql

OpenACS (1348 membros)

O Sistema de Arquitetura de Comunidades Aberto (OpenACS) é um framework de desenvolvimento Web para construir aplicações que suportam comunidades virtuais. O OpenACS fornece uma infra-estrutura robusta, construída em cima dos seguindes componentes padrão: a linguagem de programação Tcl, um banco de dados PostgreSQL ou Oracle para armazenar os dados da aplicação, o servidor AOLServer para o serviço HTTP e sistemas operacionais *nix ou Windows. Como outros frameworks modernos, o OpenACS dá suporte a: * Sistema de template para separar a lógica da apresentação; * Internacionalização para apresentar a interface de acordo com a linguagem do usuário; * Um sistema de pacotes modular para criar aplicações dependentes; * Um sistema de papéis e permissões; * Um repositório de conteúdo (content repository) para armazenar todos os tipos de conteúdo e manter um histórico de versões.

Sisau-Saci-Contra (3306 membros)

Software de atendimento aos usuários, Sistema de gerenciamento de Portais e de controle de acesso. Desenvolvedor: Ministério do Desenvolvimento Agrário Linguagem: PHP Banco de Dados: PostgreSQL

SGD - Sistema de Gestão de Demandas (6714 membros)

O SGD foi desenvolvido dentro da filosofia de software livre para atender as necessidades da TI, transformando as demandas internas em projetos que são controlados pelo escritório de projetos, melhorando conseqüentemente a qualidade do atendimento do serviço público. Contudo, por sua flexibilidade, a ferramenta pode ser utilizada por qualquer área, órgão público ou empresa que deseje o efetivo controle de suas demandas. O sistema apesar de empregar técnicas voltadas a orientação de objetos, adoção de linguagem de programação livre e a arquitetura do sistema estruturada em três camadas, tem a preocupação da adoção de padrões abertos, bem como a aderência com a política de software livre do governo federal.

Sigati (2137 membros)

O Sigati é uma ferramenta gráfica que consolida em uma única interface a administração de serviços de diretório distribuído baseados no OpenLDAP, permitindo a administração de objetos, partições, réplicas, esquemas e listas de controle de acesso. Diferentemente de outras ferramentas livres existentes, que geralmente provêem apenas administração de objetos, o Sigati permite um gerenciamento mais amplo, facilitando a execução de atividades complexas e evitando que o administrador tenha que editar manualmente os arquivos de configuração do diretório. Desenvolvedor: Universidade Católica de Brasília (UCB). Linguagem: Java.

Cocar (6206 membros)

O CONTROLADOR CENTRALIZADO DO AMBIENTE DE REDE ­ COCAR foi desenvolvido pelo DERE com o objetivo de disponibilizar, para todos os escritórios, uma ferramenta para monitoração do tráfego nos circuitos da rede de acesso e fornecer alarmes informativos de queda de performance nestes circuitos com o armazenamento dos dados coletados.

KyaPanel (1804 membros)

O KyaPanel é um sistema de gestão para servidores de e-mail que utilizam Postfix, LDAP e Courier. Além da gerência comum ele também está integrado com o Egroupware quando utilizado com Postgres, permitindo a seleção dos aplicativos disponíveis na mesma interface do KyaPanel. Desenvolvido em camadas, o seu core está desenvolvido em Shell Script e sua interface em PHP, que executa o core através de um daemon próprio. Esta estrutura permite que outras interfaces sejam desenvolvidas sem afetar o comportamento do sistema. Em sua nova série o KyaPanel esta 100% integrado ao LDAP, MySQL e PostgreSQL. Basta selecionar a base que melhor lhe atender. Abaixo estão todas as características do KyaPanel.

InVesalius (2905 membros)

InVesalius é um software público para área de saúde que visa auxiliar o diagnóstico e o planejamento cirúrgico. A partir de imagens em duas dimensões (2D) obtidas através de equipamentos de tomografia computadorizada ou ressonância magnética, o programa permite criar modelos virtuais em três dimensões (3D) correspondentes às estruturas anatômicas dos pacientes em acompanhamento médico. O software tem demonstrado grande versatilidade e vem contribuindo com diversas áreas dentre as quais medicina, odontologia, veterinária, arqueologia e engenharia. O programa foi desenvolvido pelo antigo CenPRA atual CTI(Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer), unidade do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), através das linguagens de programação Python e C++. Atualmente opera em GNU Linux (Ubuntu, Fedora e OpenSuse já foram testados) e Windows (XP e Vista), sendo que é licenciado pela CC-GNU GPL (Licença Pública Geral) versão 2 (em português).

Ginga (6957 membros)

Ginga é a camada de software intermediário (middleware) que permite o desenvolvimento de aplicações interativas para a TV Digital de forma independente da plataforma de hardware dos fabricantes de terminais de acesso (set-top boxes). Resultado de anos de pesquisas lideradas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ginga reúne um conjunto de tecnologias e inovações brasileiras que o tornam a especificação de middleware mais avançada e, ao mesmo tempo, mais adequada à realidade do país. O Middleware Ginga pode ser dividido em dois subsistemas principais, que permitem o desenvolvimento de aplicações seguindo dois paradigmas de programação diferentes. Dependendo das funcionalidades requeridas no projeto de cada aplicação, um paradigma possuirá uma melhor adequação que o outro.

e-Proinfo (4438 membros)

O Ambiente Colaborativo de Aprendizagem - e-ProInfo é um software público, desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância - SEED do Ministério da Educação - MEC e licenciado por meio da GPL-GNU, Licença Pública Geral. Ressaltamos que o e-ProInfo é software público e possui licenciamento específico. O contrato segue às regras da Licença Pública Geral - GPL e deve ser conhecida pelas Instituições que pretendem utilizá-lo. Para obter informações referentes as regras o usuário deverá acessar o link GNU GPL. Equipe e-ProInfo.

i3GEO (3514 membros)

O i3Geo é um software para internet baseado em um conjunto de outros softwares livres, principalmente o Mapserver. O foco principal é a disponibilização de dados geográficos e um conjunto de ferramentas de navegação, geração de análises, compartilhamento e geração de mapas sob demanda.

GSAN (1676 membros)

Sistema integrado de gestão de serviços de saneamento. O GSAN é um sistema, desenvolvido com ferramentas de software livre, de Gerência de Operações Comerciais e de Controle da execução de serviços internos, disponível gratuitamente para prestadores dos serviços de saneamento brasileiros e para atendimento de seus usuários. O GSNA foi criado com o objetivo de elevar o nível de desempenho e de eficiência das empresas de abastecimento de água e coleta de esgotos, e pode ser adaptado a empresas de pequeno, médio e grande portes.

Curupira (3403 membros)

Solução corporativa em Software Livre, desenvolvida pela equipe da CAIXA, utilizando código aberto e executado sob o sistema operacional Linux, que permite o gerenciamento dos processos de impressão através da gestão racional dos elevados custos, volumes de impressão, insumos, permissões e eficiência do uso em redes corporativas.

LightBase (1666 membros)

A solução LightBase é um banco de dados textual multimídia e reúne um ambiente de desenvolvimento rápido de aplicações e um servidor tridimensional para recuperação textual, possibilitando um rápido acesso a qualquer informação da base de dados. A ferramenta foi disponbilizada em conjunto com o GoldenDoc. O GoldenDoc fornece um conjunto de frameworks Web para a implantação de soluções voltadas para o gerenciamento de informações e arquivos eletrônicos, focando na captação, ajustes, distribuição e organização dos conteúdos para apoio aos processos operacionais, com base em informações estruturadas ou não. A solução possibilita a recuperação de qualquer tipo de documento e ao mesmo tempo dispõe de recursos avançados para o gerenciamento do conteúdo digital. As duas soluções foram disponibilizadas pela empresa Light Infocon Tecnologia S/A no Portal do Software Público.

Sagui (1264 membros)

O SAGUI gerencia todas as estações GNU/Linux. Com ele é possível executar scripts (seqüência de comandos em linguagem de computador) de correção, customização ou coleta de informações de forma centralizada. Através de patches, é possível ainda definir o escopo de aplicação: se em toda a rede ou parte dela. Sua implementação aumentou a produtividade dos Centros de Especialização do Serpro (estruturas ligadas à Superintendência de Tecnologia da Informação, com capacidade para atender tecnicamente qualquer demanda em TIC e suporte às áreas de infra-estrutura)

Xemelê (2520 membros)

Este grupo busca compartilhar soluções para fomento da comunicação interativa e dos processos colaborativos utilizando a plataforma Internet. Estamos falando de ferramentas para gerenciamento de sites, blogs, chats, wikis, e também de ambientes para integração de serviços de e-mail, agenda, workflow, etc. Para o código (até o momento) utilizamos HTML, PHP, JavaScript, Jquery, e banco de dados MySql. Entretanto é importante destacar que a comunidade Xemelê busca atender ao público que não domina código, mas ainda assim deseja explorar o potencial de comunicação interativa e colaboração da Internet.

WebIntegrator (2861 membros)

Webintegrator é um ambiente de alta produtividade para o desenvolvimento de aplicações Web em plataforma Java, que cria facilidades de uso e acelera o aprendizado técnico dos desenvolvedores.

i-Educar (4193 membros)

O i-Educar foi desenvolvido inicialmente pela prefeitura de Itajaí-SC e fora disponibilizado como software livre através de uma parceria tecnológica com a Cobra Tecnologia. Seu objetivo é o de centralizar todas as informações do sistema educacional municipal, diminuindo a necessidade de uso de papel, a duplicidade de documentos, o tempo de atendimento ao cidadão e racionalizando o trabalho do servidor público. Com o i-Educar é possível controlar todo o cadastro de alunos, com seus dados pessoais, familiares e pedagógicos. Funcionalidades como: matrículas, transferências, emissão de certificados e diplomas, suspensões, quadro de horários, são realizados de forma integrada. Todos os relatórios gerenciais e dados exigidos pelo Ministério da Educação para liberação de recursos podem ser obtidos em tempo real. O sistema conta também com um módulo de biblioteca que faz a gestão de bibliotecas de cada escola. Atualmente é mantido pela comunidade i-Educar, formada por mais de 2.800 programadores, administradores de sistemas e usuários espalhados por todo o Brasil.

SPED - Sistema de protocolo eletrônico (4943 membros)

O Sistema de Protocolo Eletrônico de Documentos (SPED) é um sistema WEB que surgiu da necessidade de integrar o controle na troca de documentos internos e externos das Organizações Militares do Exército. A partir desta necessidade o sistema foi desenvolvido pelo Exército para controlar o protocolo de documentos.

5CQualiBr (330 membros)

Novo momento do SPB: Pesquisa: Para manifestar seu interesse em uma ou mais temas do 5CQualiBr responda ao questionário disponível em: http://www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/5cqualibrgrupoconsultivospb/one-community?page_num=0 Fase do projeto: O projeto SPB prepara-se agora para entrar em uma nova fase, com a preparação de novos artefatos, além das ferramentas de software, a serem liberadas no portal SPB. Serão conhecimentos na forma de guias de qualidade de produto e processo, manuais para testes de software em ambiente virtual, diretrizes de interoperabilidade de software, etc. Esta gama de conhecimento está sendo desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – CTI, em conjunto com a SLTI e com o Ecossistema SPB, apoiados por recursos da Finep/MCT. A ação do CTI está distribuída por vetores (componentes do projeto) de ação no ecossistema SPB: • Arcabouço estrutural do Ecossistema SPB melhoria na visão do SPB como sistema de produção colaborativo; • Interoperabilidade dos produtos de software produzidos; • Qualidade dos produtos de software; • Qualidade do processo de desenvolvimento de software; • Qualidade da prestação de serviços; • Testes de qualidade; • Disseminação e sustentação do ecossistema. A participação do CTI busca ampliar a qualidade do ecossistema SPB como um todo, seja no âmbito dos artefatos produzidos, seja pela qualidade na disseminação dos conhecimentos gerados e ainda na sustentação deste sistema como uma organização virtual (rede de competências). Esta participação introduz mais um conceito junto aos demais, que é a da confiança no sistema e nas normas que guiam o processo e produto da produção. Esta participação será brevemente iniciada com o lançamento do 5CQualiBr, onde 5C significa: confiança para cooperação, comunidades, conhecimento e compartilhamento.

CMS - Controle de Marcas e Sinais (241 membros)

Bem vindo! O Marcas e Sinais é um software que auxilia o registro e consulta por marcas e sinais utilizados por produtores rurais. Desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Bagé, o sistema foi criado a partir da dificuldade de armazenagem e problemas ocasionados pelo manuseio de registros físicos. O sistema é utilizado através da plataforma web, tornando mais fácil o acesso e sua a atualização.

Minuano (868 membros)

A Solução MINUANO – Transmissão de Áudio e Vídeo totalmente em Software Livre CAIXA, trata-se de um sistema de captura, processamento, compactação e distribuição do sinal digital para a intranet ou Internet, ao vivo e ou download. Solução com foco nas comunicações organizacionais e aplicação para Setor Público, Privado e Governo, em especial pelas características continentais do nosso Pais, possibilitando uma extrema agilidade nas comunicações e informações com drástica redução de custos. Solução certificada pelo Programa de Racionalização de Gastos e Eliminação de Desperdícios CAIXA.

ASES (919 membros)

O ASES é uma ferramenta que permite avaliar, simular e corrigir a acessibilidade de páginas, sítios e portais, sendo de grande valia para os desenvolvedores e publicadores de conteúdo. Algumas funcionalidades: * Avaliador de acessibilidade (e-MAG e WCAG); * Avaliador de CSS; * Avaliador de HTML (4.01 e XHTML); * Simuladores de leitor de tela (tempo) e Baixa visão (daltonismo, miopia, catarata); * Ferramenta para selecionar o DocType, conteúdo alternativo, associador de rótulos, links redundantes, corretor de eventos e preenchimento de formulários.

OASIS (26 membros)

O OASIS permite o acompanhamento das ações da área de TI como Rede de Computadores, Banco de Dados, Modernização, Desenvolvimento de Sistemas e Sítios, entre outros. O objetivo é acompanhar os projetos desenvolvidos pelas áreas de TI, no que diz respeito ao seu ciclo de vida (solicitação de proposta, execução de proposta, solicitação de manutenção, execução de evolução, histórico, pessoal envolvido, gerenciamento e documentação, demanda e execução de serviços). Com a ferramenta também é possível realizar o acompanhamento gerencial dos tempos e custos, através de métricas, favorecendo a criação de indicadores de desempenho e a consequente melhoria na qualidade das atividades desenvolvidas pelas áreas de TI. Também é possível controlar e acompanhar os contratos com as empresas terceirizadas, incluindo informações do contrato, dos serviços, dos projetos previstos, das infrações e penalidades.

Prefeitura Livre (1600 membros)

O PREFEITURA LIVRE é uma solução de gestão municipal completamente livre e com suporte comercial de uma rede de empresas especializadas. Você não precisa pagar qualquer valor referente a licença de software para utilizar esta solução, basta baixar o código-fonte e configurá-lo adequadamente com os diversos SOFTWARES LIVRES que compõem a solução. O PREFEITURA LIVRE é a única solução de gestão municipal que implementa os principais conceitos associados ao Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) e ao Geoprocessamento Corporativo. Sendo um SOFTWARE LIVRE desenvolvido sob um framework estruturado em 3 camadas (MVC), ele pode ser adaptado rapidamente a qualquer nova demanda.

Amadeus (1590 membros)

O Projeto Amadeus visa o desenvolvimento de um sistema de gestão da aprendizagem de segunda geração, baseado no conceito de blended learning. O Projeto que permite extender as experiências adquiridas de usuários de educação a distância para diversas plataformas (Internet, desktop, celulares, PDAs, e futuramente TV Digital) de forma integrada e consistente. Essa ampliação das formas de interação dos usuários com os conteúdos e dos usuários entre eles permite a implementação de novas estratégias de ensino e de aprendizagem orientadas por teorias construtivistas ou socio-interacionista do desenvolvimento humano. Com este Projeto de ambiente virtual de aprendizagem desejamos contribuir com o desenvolvimento social pela formação e educação para todos(as) e ao longo de toda vida e para além das fronteiras que separam os estados e as nações.

Banco de Talentos (1392 membros)

O Banco de Talentos foi desenvolvido no intuito de mapear os talentos da Câmara dos Deputados e identificar o potencial humano da Instituição, de modo a facilitar uma análise contínua da evolução funcional, por meio da disponibilização de informações prestadas pelos próprios servidores. Ele foi elaborado com base em um meta-modelo de dados que permite a sua adequação à realidade das mais diversas organizações. A Câmara dos Deputados está disponibilizando o Banco de Talentos à comunidade por meio do Portal do Software Público, sem ônus financeiro, visando a sua evolução e a melhor utilização dos recursos públicos.

Apoena (1065 membros)

Apoena é um Software Livre que surgiu da necessidade de facilitar a Democratização da Informação nos telecentros do Banco do Brasil. A ferramenta elabora Clippings de notícias. Funciona como uma agência de notícias coletando e processando informações de mais de 300 fontes informativas. Desenvolvedor: Banco do Brasil S.A. Linguagem: Shell Script, Java, PHP Banco de Dados: Mysql

Linux Educacional (860 membros)

O Linux Educacional é uma solução de software que colabora para o atendimento dos propósitos do ProInfo de forma a favorecer ao usuário final no que se refere ao uso e a acessibilidade da mesma, bem como ao responsável pelo laboratório no que se refere a manutenção e atualização da solução. A versão 3.0 do Linux Educacional, foi baseada em uma distribuição GNU/Linux chamada Kubuntu, com uma identidade visual simples e atrativa, aplicativos educacionais personalizados, ferramentas de acesso e busca dos conteúdos educacionais, repositório Debian de conteúdos educacionais mantido pelo MEC e ferramentas de produtividade.

Sistema de Atendimento (1339 membros)

Gerencia um ambiente de atendimento ao público envolvendo: a emissão da senha, o gerenciamento das mesas de atendimento, o escalonamento das senhas, a chamada das senhas no painel, a avaliação do atendimento realizado e vários outros aspectos.

Pandorga (1544 membros)

A distribuição educacional Pandorga GNU/Linux, é uma ferramenta com 120 atividades pedagógicas eficazes no auxílio do ensino infantil e fundamental especialmente em escolas públicas. Surgindo a partir da necessidade de professores e profissionais de diversas áreas das escolas municipais da cidade de Cachoerinha/RS, que participaram de uma pesquisa, cujo resultado foi a necessidade de um pacote de programas pedagógicos específico para seus laboratórios de informática. Nosso slogan “É divertido educar” resume a distribuição, que recebeu o nome de pandorga, que significa pipa ou papagaio no RS, num significado de liberdade e brincadeira. Liberdade por seguir a ética e as diretrizes do Software Livre, e brincadeira por acreditarmos que o ensino numa forma mais lúdica pode ser uma maneira fácil e eficaz de aprender e aumentar o interesse pelo aprendizado.


Fonte:
http://www.softwarepublico.gov.br/ListaSoftwares

Thursday, August 27, 2009

ITheora

ITheora is a PHP script allowing you to broadcast ogg/theora/vorbis only videos (and audios) files.

“Brasil será o paradigma do software livre no mundo”, diz Lula

Presidente da República participa da cerimônia de abertura do Consegi 2009 e destaca a importância da comunidade tecnológica brasileira para o desenvolvimento da plataforma aberta.

Nesta quarta-feira, 26, em Brasília (DF), foi aberta oficialmente, pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, a segunda edição do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico. A mesa da cerimônia de abertura contou ainda com a participação de Sérgio Rezende, ministro da Ciência e Tecnologia, Fernando Haddad, ministro da Educação, Patrus Ananias, ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Marcos Mazoni, diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Rogério Santana, secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, e Mauro Bógea, diretor-geral da Escola de Administração Fazendária (Esaf).

Exemplo para o mundo
"Um novo momento na relação entre o Estado e a sociedade": foi desta maneira que o presidente da República definiu o contexto atual no qual a sociedade interage em rede e o desenvolvimento tecnológico segue por caminhos cooperados. "O acesso à diversos conteúdos e o compartilhamento deles é um importante fator de inclusão social", disse Lula em seu discurso na abertura.

O chefe do Estado Brasileiro também fez um histórico da adoção de software livre no Poder Executivo e apresentou dados conslidados sobre a economia com a plataforma aberta no governo. "No ano passado, deixamos de gastar R$ 370 milhões com software proprietário e investimos esses recursos em conhecimento", revelou.

Outro ponto importante do discurso de Lula foi o destaque à relevância das comunidades de SL brasileiras no mundo. "Há mais gente no exterior pesquisando sobre os softwares livres brasileiros do que sobre o nosso futebol", comparou. "Brasil será o paradigma do software livre no mundo", completou.

Protocolo de Brasília
Durante a cerimônia de abertura, houve também a ampliação da adesão ao Protocolo de Brasília (documento que formaliza o comprometimento público de diversas empresas e órgãos do governo brasileiro para adoção do ODF como padrão oficial para troca de documentos entre os órgãos federais). O Exército e a Marinha tornaram-se signatários do protocolo que foi criado durante a edição passada do Consegi.

Troféu “Demoiselle”
Na abertura, foram homenageados com o troféu da réplica do Demoiselle - modelo de avião criado pelo inventor brasileiro Santos Dumont e que deu origem à aviação que é praticada atualmente - o presidente Lula, pelo incentivo ao uso do software livre, e o economista Michal Gartenkraut, pelo diploma dado aos anistiados após 40 anos.

Fonte:

http://www.consegi.gov.br/2009/noticia-destaque/201cbrasil-sera-o-paradigma-do-software-livre-no-mundo201d-diz-lula

Wednesday, August 26, 2009

A LIFE LESSION

II Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico – Consegi 2009

Amigo leitor,

Está acontecendo o II Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico – Consegi 2009 em Brasília-DF.

O evento acontece nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2009, nas instalações da Esaf.

Para aqueles que não estão presentes presencialmente é possível assistir algumas palestras através da internet, acessando o endereço abaixo:

http://www.consegi.gov.br/2009/assista-ao-vivo

Abaixo o link para visualizar a programação do evento:

http://www.consegi.gov.br/2009/pub/index.html

Friday, August 21, 2009

Tabela de Acentos e Caracteres Especiais

Olá amigo leitor,

Para aqueles que precisam da Tabela de Acentos e Caracteres Especiais.

Visitem:

http://www.ime.usp.br/~glauber/html/acentos.htm

Tuesday, August 18, 2009

Brazilian Portuguese Translation of Pentaho BI Server

Hi folks,

If you are looking for the Brazilian Portuguese Pentaho BI Server Translation, please visit the link below:

http://code.google.com/p/brazilianportuguesetranslationofpentaho/


At this page you can find the translation of Pentaho BI Server to Portuguese.

I already translated Pentaho 1.6, 2.0 and 3.0 to Portuguese.

Entoy it!!!

Monday, August 17, 2009

Pentaho Developers Meeting en Barcelona (18, 19, 20 de Septiembre)

Una gran noticia. Se ha convocado el 2º Meeting de Developers de Pentaho que se realiza en Europa. Y se va a realizar en Barcelona, gracias al impulso de nuestro compañero Enric Biosca, y del desarrollador del PAT (Pentaho Analysis Tool), Tom Barber.

Tras el éxito de la primera convocatoria realizada en Mainz (Alemania), llega esta segunda edición que promete ser espectacular por el gran número de desarrolladores y comunidad que esta creando Pentaho y otras herramientas BI Open Source alrededor. Os animamos a que acudáis. Ya iremos dando más información sobre la agenda, asistentes, etc... pero ya tenéis algunos enlaces, que (gentileza de Tom), están a vuestra disposión para ir apuntandos.

El evento se realiza en fin de semana, para que sea más fácil desplazarse a las personas que vengan de fuera de España y, además, poder realizar networking y otras actividades en un lugar tan apropiado como Barcelona.

Foro del Evento
Registrarse
Convocatoria en español (gracias a Carlos)

Fuente de la notícia:
http://todobi.blogspot.com/

Friday, August 14, 2009

Mês de Aniversário do Blog Professor Coruja - 3 anos de sucesso e colaboração ao mundo livre



Amigo leitor,





O mês de Agosto é um mês comemorativo, estamos celebrando 3 anos de existência do Blog Professor Coruja.





Nestes 3 anos fizemos muitos amigos de todas as partes do mundo.





Nossas contribuições para a comunidade de software livre foram significativas e esperamos continuar provendo conteúdo a todos nossos amigos leitores.





Abaixo nossas estatísticas (1 ago 08 a 1 ago 09):
- Tívemos visitas de 61 países, inclusive visitas de países como: Senegal, Turquia, Kenia, Arabia Saudita, Iran, Indonesia, Vietnam, Tailandia, e muitos outros.
- Pessoas de diversos idiomas nos visitaram totalizando 27 linguas sendo português em primeiro lugar, depois inglês e depois espanhol.
- 48% de nossos vistantes utlizam o Firefox e 44% utilizaram o Internet Explorer, isso é ótimo. Fiquei muito feliz em saber que o Firefox é o navegador da maioria de nossos leitores.
- 82% utilizam o Windows e 15% utilizam o Linux
- 37% utiliza 1024x768 como resolução do monitor
- 89% possui suporte a Java

O poderoso Kettle (Ferramenta de ETL Open Source)

Amigo leitor,

Eu ainda me lembro que quando conheci o DTS da Microsoft e descobri que ele era capaz de simplificar muitos processos, fiquei bastante animado.

A partir da versão SQL Server 2005 o DTS passou a ser conhecido como SQL Server Integration Services.

Simplificar processos significa aumentar a produtividade da equipe, do projeto, e o melhor de tudo, aumentar a rentabilidade da empresa - afinal faremos mais por menos.

Foi então que em 2007 conheci o Kettle (em português Chaleira).

O nome Kettle também significa "Kettle E.T.T.L. Environment."
(Extraction, Transformation, Transportation and Loading of data)
Fonte:
http://wiki.pentaho.com/display/EAI/.01+Introduction+to+Spoon


Conhecendo o KETTLE

Para quem não conhece o Kettle trata-se de um programa Desktop que auxilia muito o desenvolvimento de processos complexos de ETL (Extração, Transformação e Cargas).

Para os amigos do mundo Microsoft é possível compará-lo com a ferramenta DTS.

Atualmente, a Pentaho (empresa proprietária do Kettle) denomina suas ferramentas de ETL de PDI.

O significado da palavra PDI é Pentaho Data Integration.

Dentro do projeto PDI temos as seguintes ferramentas:

Kettle (Chaleira)
Spoon (Colher)
Pan (Panela)
Kitchen (Cozinha)
Carte

O criador do Kettle chama-se Matt Casters e pode ser encontrado através do blog:
http://www.ibridge.be/

Alguns links importantes sobre o Kettle:

http://kettle.pentaho.org/


http://wiki.pentaho.com/display/EAI/Latest+Pentaho+Data+Integration+(aka+Kettle)+Documentation


http://wiki.pentaho.com/display/EAI/Frequently+Asked+Questions


http://wiki.pentaho.com/display/EAI/Pentaho+Data+Integration+Recorded+Demos


http://www.pentaho.com/products/demos/PDI_overview/PDI_overview.html


http://sample.phi-integration.com/kettle/kettle_simple_transformation_flv.html


http://wiki.pentaho.com/display/COM/Pentaho+Data+Integration+Articles

Links sobre o Matt:

http://twitter.com/mattcasters


http://www.linkedin.com/pub/matt-casters/0/367/821

Thursday, August 13, 2009

HeidiSQL - A free MySQL front-end

Hello folks,

I really like Squirrel SQL Client and I use it everyday as my SQL Client.

Today I was helping a guy from BH with Pentaho and he was using a SQL Client called HeidiSQL.

So I decided to download it and test it and make a post on my blog about this SQL Client

More infos about HeidiSQL
http://www.heidisql.com/

Tuesday, August 04, 2009

Um racha no comando das Casas Bahia

Pessoal,

Parece brincadeira, mas o comando da empresa familiar Casas Bahia foi centralizado em uma única pessoa Michael Klein, atual presidente da empresa.

Depois de ler a reportagem, eu fiquei pensando se vale a pena ficar tão rico e brigar com o irmão, eu fico triste em ler histórias como essa.

Na segunda parte ainda diz que existe a possibilidade do Saul Klein competir com o próprio irmão, já pensou?

Parece aquelas histórias antigas a respeito de conflitos entre as familias por poder e dinheiro e que no final todos vão para o buraco.

Agora é esperar e ver o final da história, daqui alguns anos será possível saber o final desta história.

O certo e o errado nesta história, ninguém sabe.

Para ler a reportagem:

Um racha no comando das Casas Bahia
Depois de anos de conflito, Saul Klein vende sua participação na empresa para o irmão Michael