Pages

Google Ads

Thursday, December 02, 2010

O Brasil é importante para a Pentaho?

Amigo leitor,

Hoje tive uma excelente surpresa ao baixar o Pentaho BI Server 3.6 CE diretamente do site SourceForge.net e saber que o Brasil é extremamente representativo para o mundo Pentaho.

Como vocês podem ver na imagem ao lado somos o terceiro país que mais descarregou o Pentaho BI Server CE (Community Edition) no mundo. Vocês sabiam disso???

Esses números são de 01 de Fevereiro de 2010 até o dia 01 de Dezembro de 2010, e representam todas as versões do Pentaho BI Server. Atualmente a versão do BI Server é a 3.6, e desta também somos o terceiro país do mundo com maior número de downloads.

Para visualizar esses indicadores diretamente do site da SourceForge.net acesse os links abaixo:

Estatísticas Pentaho BI Server C.E

Estatísticas Pentaho BI Server 3.6 CE


Além do BI Server também somos o terceiro país do mundo a baixar o PDI (Pentaho Data Integration) conforme as estatísticas abaixo:

Estatísticas Pentaho Data Integration

Resumindo, perdemos apenas para a China e Estados Unidos no número de downloads do Pentaho.

Agora ficam as perguntas:

Por que até hoje ninguém da Pentaho veio ao Brasil? Por que a Pentaho ainda não realizou um encontro da comunidade no Brasil como acontece na Europa?

Um tempo atrás escrevi um post chamado "Why Pentaho should hold the Fourth World Meeting of Pentaho Developer Community in Brazil?" e o Doug (Sócio-Fundador da Pentaho) mostrou um pouco de interesse em realizar algo no Brasil.

Quando estive presente no evento da Pentaho em Barcelona em 2009 conversei bastante com o pessoal da Pentaho sobre a importância do Brasil.

Espero em breve anunciar a vocês, amigos leitores alguns, eventos importantes de Pentaho no Brasil.

Esses números mostram o tamanho comprometimento com Software Livre no Brasil e a tamanha importância do mercado brasileiro.

Eu adoraria comparar esses números com os números da versão enterprise (versão paga) e saber nossa posição em relação ao resto do mundo na versão paga.

Vale lembrar que existem empresas dispostas a realizar projetos com a versão community (gratuita) e com a versão enterprise (paga).

Para os meus amigos eu deixo o convite de investir no Pentaho. Atualmente existe muita demanda, e essa demanda vai crescer a cada dia mais. O interesse nessa poderosa ferramenta também cresce a cada dia mais e eu fico extremamente feliz em saber que faço parte dessa história desde 2007 como um pioneiro de Pentaho no Brasil, participando, com certeza, da grande maioria dos projetos importantes no Brasil.

Quando começei a escrever sobre Pentaho no meu blog, não existia quase nada em português sobre o assunto e hoje fico feliz pelos elogios recebidos ao longo desses anos como pioneiro no Brasil.

Vamos juntos fazer essa comunidade crescer!