Pages

Google Ads

Wednesday, March 20, 2013

Dados Abertos: Dados da Copa 2014

Amigo leitor,

Foi divulgado no site dados.gov.br os dados da copa 2014 no formato open data.

Segue o link:

http://dados.gov.br/dataset/copa-2014

O texto abaixo foi extraído do site dados.gov.br


Com o objetivo de garantir o maior número possível de finalidades aos dados da copa, foi decidido que eles seriam disponibilizados em sua forma bruta. Sendo assim, fica a cargo do usuário desses dados fazer as agregações e derivações que julgar mais interessante. O importante é que, com a disponibilização desses dados da forma como estão hoje em nossa base de dados, a CGU não cria nenhum tipo de impedimento quanto ao seu uso.
Por isso, os dados estão separados por tabelas, inclusive com as chaves estrangeiras para outras tabelas, possibilitando, assim, a recuperação de seus relacionamentos.
Os dados são disponibilizados diariamente para o mês corrente e mensalmente para os meses anteriores. Por exemplo, no dia 5 de novembro de 2012, estavam disponíveis os dados de cada tabela para download dos dias 1o. a 5 de novembro, separadamente, bem como os dados do dia 30 de setembro e 31 de outubro, representando assim os meses de setembro e outubro, respectivamente.
O download pode ser feito diretamente pela página, como já mencionado, por um cidadão comum, ou diretamente pelo link padronizado, por um robô, por exemplo. Para acessar os dados de todas as tabelas do mês de setembro, basta acessar o link http://www.portaldatransparencia.gov.br/copa2014/gestor/download?nomeArquivo=201209_BaseDados.zip. Para acessar um dia específico, por exemplo, o dia 04/09/2012, basta acessar o link http://www.portaldatransparencia.gov.br/copa2014/gestor/download?nomeArquivo=20120904_BaseDados.zip. Já para acessar uma tabela específica de um dia específico, por exemplo, a tabela Empreendimento do dia 04/09/2012, basta acessar o linkhttp://www.portaldatransparencia.gov.br/copa2014/gestor/download?nomeArquivo=20120904_Empreendimento.zip.
Como pode ser visto nos exemplos apresentados, há um padrão para a URL de download das tabelas do portal da copa, definido a seguir:
  1. Para acessar os dados de todas as tabelas do mês MM/yyyy, onde MM representa o mês (incluindo o 0 a esquerda, se for mês de 1 a 9) e yyyy o ano, basta acessar o seguinte link:
  2. Para acessar os dados de todas as tabelas do dia dd/MM/yyyy, onde dd representa o dia do mês (incluindo o 0 a esquerda, se for dia de 1 a 9), MM representa o mês (incluindo o 0 a esquerda, se for mês de 1 a 9) e yyyy o ano, basta acessar o seguinte link:
  3. Para acessar os dados da tabela NOMETABELA do dia dd/MM/yyyy, onde dd representa o dia do mês (incluindo o 0 a esquerda, se for dia de 1 a 9), MM representa o mês (incluindo o 0 a esquerda, se for mês de 1 a 9) e yyyy o ano, basta acessar o seguinte link:
Note que está destacado em negrito a parte da URL que varia de acordo com a informação que se deseja recuperar. Todo o resto da URL é invariável. Dessa forma, pode-se elaborar um código ou robô capaz de recuperar diariamente a informação mais atual do site Copa 2014, sem a necessidade de interferência humana.
Por fim, é importante ressaltar que os dados disponibilizados no site não são incrementais. Ou seja, ao baixar os dados do dia 01/10/2012, você obterá todas as informações disponíveis no site até aquele dia, incluindo também informações que foram inseridas tanto no dia anterior, quanto no mês anterior.




No comments: