Tuesday, June 05, 2007

Web Conference, reuniões online usando o Adobe Acrobat Connect Professional

Olá pessoal,

Dediquei um tempo hoje pesquisando uma solução para Web Conference, apresentações pela internet, broadcast de power point, imagens, videos, reunião virtual, etc.

Bom basicamente a idéia era o seguinte:

Encontrar uma solução de preferência open source para um ambiente de aprendizado a distância onde alunos e professor pudessem interagir em tempo real utilizando chat, video, audio, apresentações (ppt) e quadro negro.

Infelizmente não encontrei nada open source ainda, mas acabei testando um ferramenta excelente da Macromedia/Adobe. Eu já conhecia essa ferramenta que antigamente chamava-se Breeze e pelo o que eu entendi mudou de nome para:

Adobe Acrobat Connect Professional


Com a ajuda de mais dois amigos espalhados pelo mundo fizemos vários testes e realmente foi muito bom e animador.

Abaixo vou tentar resumir o que essa ferramenta proporcionou:
- Uma sala virtual acessada através do uso de um browser (navegador)
- Oportunidade de realizar uma Web Conference entre 3 pessoas ( eu e mais dois amigos) ao mesmo tempo ( todos podiam se ver atráves da web cam pessoal de cada um e falar através do uso de headset, telefone usb, caixa de som e microfone.)
- O "Professor" ou o "Apresentador" podia ceder a oportunidade para outros participantes falarem e inclusive manipularem a apresentação e outros recursos.
- Foi possível disponibilizar apresentações (Power Point) para todos os participantes, inclusive ao mudar de slide todos os participantes conseguiam visualizar em tempo real.
- Existia um chat para os participantes conversarem por texto
- Existia um quadro negro para escrever, desenhar, etc.
- Era possível compartilhar arquivos com os participantes

Realmente é um software do futuro, imagine 5 executivos um em cada continente em sua casa falando de negócios através deste ambiente. A forma de trabalhar e estudar está mudando precisamos acompanhar as mudanças.

Um grande problema foi a minha banda larga que muitas vezes deu umas falhadas e acabou dificultando a conversa via video e audio com os outros participantes.

O custo da brincadeira é grátis por 15 dias. Qualquer pessoa pode se cadastrar e brincar com esse software através do demo.

Depois para ter essa solução você pode escolher entre comprar o software ou alugar e pagar por usuário.

O pacote para 5 usuários custa 375 dolares por mês.

Para informações sobre o software acesse:

http://www.adobe.com/products/acrobatconnectpro/

A Microsoft lançou uma ferramenta similiar que infelizmente ainda não tive a oportunidade de testar por que deu erro na instalação, chamada Conference XP e o mais incrível é open source e gratuita para uso não comercial.

http://www.conferencexp.net

Quem souber algum software que seja pelo menos similar ao da Adobe por favor me avisa:
caio@professorcoruja.com.br por que eu adorei esse software realmente ele é 10.

Eu adoraria usar ele para dar aulas e até mesmo apresentar um produto para pessoas espalhadas no mundo inteiro, tudo isso poderia ser feito da minha casa, imagine?

Bom pessoal espero que essa pequena postagem seja útil para vocês .....

Quase esqueçi de comentar mas existe uma opção bem conhecida que eu não tive a oportunidade de testar chamada webex, mas de acordo com meu amigo que já testou não tem tantos recursos como o Adobe. Para conhecer essa opção também acesse:

http://www.webex.com

Até mais

No comments: