Pages

Google Ads

Thursday, June 28, 2007

MySQL e FirebirdSQL - Opções de Banco de Dados Open Source (Free)

Pessoal,

Escolher um banco de dados é uma tarefa muito importante. Na minha opinião os melhores bancos de dados são Oracle e SQL Server, mas infelizmente eles são bem caros.


Para o pessoal que não deseja investir nada e mesmo assim ter um banco de dados conhecido, utilizado pelo mercado e ainda por cima gratuito eu sugiro duas opções: Firebird e MySQL.

FirebirdSQL
http://www.firebirdsql.org

Sobre o FirebiardSQL no Wikipedia

MySQL
http://www.mysql.com/


Sobre o MySQL no Wikipedia

Eu recomendo o MySQL.

Boa sorte.

Thursday, June 21, 2007

Second Life - Mostre sua empresa no Second Life

Pessoal,

Acredito que muitas pessoas já ouviram falar sobre o Second Life, outras já fizeram o download da ferramenta e usaram algumas vezes e outras pessoas estão ganhando dinheiro com o Second Life.

Pesquisando um pouco sobre alguns assuntos encontrei uma reportagem do dia 25/05/07 na PC World falando sobre como mostrar sua empresa no Second Life e tomei a liberdade de colocar a reportagem inteira abaixo.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Mostre sua empresa no Second Life

Por Camila Rodrigues, da PC WORLD
23-05-2007

Veja como se instalar no metaverso e de quanto será o investimento real para marcar presença lá

secondlife 100 120A maior parte do que é necessário para sua empresa ingressar no Second Life pode ser encontrada no site brasileiro, que parece ter sido desenvolvido mais para a promoção de negócios do que para ser uma ferramenta de relacionamento.

Passo 1 – Ter dinheiro
É preciso, necessariamente, algum investimento (em reais) que será convertido para a moeda corrente no Second Life, o linden dollar.

Quem se cadastra no site brasileiro e baixa o software desenvolvido pela Kaizen, deve comprar kaizen cash, uma moeda intermediária que será, depois, trocada por linden dollar.

De forma parecida com a realidade em que vivemos, o câmbio pode flutuar (clique aqui para verificar, em tempo real, o comportamento do linden dollar). A título ilustrativo, no momento em que esta reportagem foi escrita, este era o valor básico de conversão:

  • 1 linden dollar – 10 centavos de real
  • 1 linden dollar – 10 kaizen cash
  • 1 kaizen cash – 0,1 centavo de real
  • 1 dólar – 265 linden dollars

Por quem deseja empreender no Second Life, uma forma mais econômica é se tornar um usuário premium, e pagar 19,90 reais por mês (feito com cartão de crédito Visa ou por boleto bancário).

Esses usuários, segundo a Kaisen, têm direito a 300 lindens dollars por semana, podem participar de leilões no Second Life Brasil e contam com suporte técnico com plantão 24 horas.

Passo 2 – Alugar ou comprar
De posse de recursos, é necessário decidir onde instalar seu "negócio virtual". Para isso, existem opções: alugar um terreno ou arrematá-lo em leilão, ou adquirir uma ilha.

TERRENO: Quem optar por se instalar nas "ilhas" brasileiras, deve escolher entre a Copacabana ou a Mosaico, e as opções de terrenos disponíveis em cada uma delas. Existem tabelas com informações de localização, área, o que se pode construir naquele espaço e uma classificação sobre a visibilidade do lote.

Por exemplo, na ilha Mosaico, onde se concentram diversos pontos turísticos brasileiros, o tamanho dos terrenos varia entre 240 metros quadrados a 480 m², com aluguel oscilando entre 39,16 reais e 122,13 reais (sim, reais, e não kaizen cash), dependendo da localização e classificação do lote. Isso porque os lotes são classificados como comercial alto padrão, comercial médio padrão ou comercial standard.

ILHA: Por enquanto, a aquisição de ilhas só pode ser feita por meio do Second Life internacional.

O usuário ou grupo de pessoas que tenha uma ilha pode criar espaços para locação e estimular o crescimento de sua própria população, que estará submetida às suas regras (veja o exemplo brasileiro da Canção Nova e da ilha de pesquisas Almaden, na reportagem Second Life: estar lá para quê?). Uma ilha de 65 mil m2 custa 1.675 dólares, e ainda deve-se pagar 296 dólares de manutenção mensal.

Quem optar por comprar uma ilha deverá escolher sua topografia de acordo com o que se quer fazer dela e até comprar mais de uma ilha e optar por criá-las próximas uma das outras.

A partir daí, deve-se escolher um nome para ela e classificá-la como PG ou Mature, que determinam o tipo de comportamento que os avatares podem ter. Com o padrão definido, é possível criar grupos e comunidades lá dentro para desenvolver diversos tipos de trabalho e compartilhamento de informações.

Instituições educacionais reais e organizações não lucrativas que querem atuar no Second Life como ação complementar têm desconto de 50%. Se o Linden Lab perceber que a ilha não está sendo usada para tais fins, ele se reserve o direito de cancelar todas as contas de SL relacionadas à negociação ou cobrar retroativamente os valores padrão.

Para saber mais sobre ilhas, em inglês, clique aqui.

Passo 3 – Construir ou produzir
Construir a estrutura do seu empreendimento ou produzir o que se quer vender lá só é possível usando as ferramentas internas do Second Life.

Mas é importante ter conhecimentos de modelagem 3D e programação. Abel Reis, vice-presidente da Agência Click, conta que a construção de prédios e produtos mais simples não é difícil.

“É fácil de aprender. Mas desenhar formas mais sofisticadas, como um carro ou edifício com muitos detalhes, é mais complicado porque os recursos são muito elementares”, explica. Reis compara o Linden script, linguagem de programação orientada a eventos utilizada para este desenvolvimento, ao Action Script, do Adobe Flash.

A agência já desenvolveu trabalhos para Credicard Citi, Bradesco, Fiat, iG e para a Construtora e Incorporadora Rossi. Para este último, existe uma versão virtual de um prédio a ser lançado na zona Sul de São Paulo daqui três anos.

“Esse projeto, que incluiu modelagem e programação dos prédios, itens de decoração para os apartamentos e scripts de acesso ao ambiente, custou em torno de 100 mil reais”, revela Reis. O valor, segundo ele, equivalente a uma única inserção de anúncio de meia página em uma revista semanal de circulação nacional.

O trabalho, que contou com uma equipe de cinco pessoas, demorou cerca de 30 dias. Mas nada impede que as empresas façam o trabalho internamente, desde que contem com um time de desenvolvedores web.

Fonte:
http://pcworld.uol.com.br/reportagens/2007/05/23/idgnoticia.2007-05-23.1480698173

----------------------------------------------------------------------------------------------

Vale a pena entrar também no site http://www.secondlifebrasil.com.br/

Boa sorte com o SL Brasil.

Wednesday, June 13, 2007

FREE PBX IP Software for Windows called Axon Virtual PBX System

Pessoal,

Acredito que 2 anos atrás eu testei uma solução VoIP que eu acabei esquecendo de colocar no meu BLOG trata-se de um Software que roda em Windows de PBX IP, muito semelhante ao Asterisk.

O Fabricante chama-se NCH Swift Sound, o software é gratuito e funciona muito bem, super fácil de instalar e configurar.

Vou colocar o link direto para o produto, espero que eles não mudem.
http://www.nch.com.au/pbx/index.html

O Software é gratuito.

Abaixo uma descrição em inglês sobre o Software Axon.

---------------------------------------------------------------------------------------

Axon is a virtual PBX designed to manage calls within a business or call center environment. Any business, whether small or large, can now implement a scalable PBX solution with an existing PC which connects to phone lines and extensions using VoIP technology.
Offering all the normal features of a traditional PBX such as allowing internal or external calls and more advanced call queuing for call center applications the software routes all calls within a business.

Features: Manages telephone calls within a business; All routing of calls is digital over the computer network (or even a wireless network); Unlimited number of extensions or external lines; Supports all the standard PBX features like call transfer, hold, and record; Includes a call queue sequencer with voice prompting and on-hold messages player (links to the IMS On-Hold Messages Player); Uses the open SIP standard for signalling (RFC 3261) so it works with the broad range of SIP compatible phones and other devices; Works with hardware type VoIP extensions which just plug into the LAN (eg. Grandstream, Sipura etc.). And more...

---------------------------------------------------------------------------------------

Aproveitando que estamos falando sobre IP PBX Servers aqui vai dois links com uma descrição de outras opções do mercado.

http://www.serverfiles.com/Communications-&-collaboration-software/IP-PBX-Servers/windows/date/

http://www.ntfaxfaq.com/software/Full-Listing/date/2/

Tuesday, June 12, 2007

DIM DIM Worlds FREE Web Meeting

Como podem ver nos posts anteriores eu escrevi sobre WEB Meeting (Conference) e disse ainda não ter encontrado uma opções Open Source.

Felizmente depois de um pouco de esforço encontrei o DIM DIM ( www.dimdim.com ) Worlds FREE Web Meeting.

Abaixo algumas informações resumidas sobre o que pesquisei sobre o DIM DIM.
- Open Source web conferencing company
- FREE
- Roda em Ambiente Linux e Windows
- Integração com o Moodle
- Você pode mostrar apresentações, aplicações e Desktop para qualquer pessoa pela internet.
- Você pode bater papo (chat), mostrar sua webcam e falar com todos na reunião pela internet.
- DIM DIM é uma ISV (Independent Software Vendor)

Como todo Open Source de verdade os downloads são fornecidos pela Source Forge.

http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=176809

Caso você queria hospedar com o pessoal da DIM DIM existe dois planos 1) Custa $ 99 por ano 2) Custa $ 8 por mês, ambos dão direito a número ilimitado de reuniões com no máximo 20 participantes, pagamento feito via PayPal.

Para os empresários de TI aqui vai uma dica o pessoal da DIM DIM deseja criar parcerias com empresas de hospedagem, integradoras de sistemas, empresas de CRM e E-learning. Dando uma lida no programa eu percebi que o preço é bem carinho para alguem que queira começar a empresa na garagem pois os planos são Silver ( $5000 anual) e Gold ( $10000 anual), para saber mais leia sobre o programa de parceria http://www.dimdim.com//index.php?option=com_content&task=view&id=36&Itemid=68

Para uma pequena demonstração o site disponibiliza um demo

Informações abaixo retiradas do site da DIM DIM

Dimdim is the Open Source web conferencing company. With Dimdim you can show Presentations, Applications and Desktops to any other person over the internet. You can chat, show your webcam and talk with others in the meeting. More..

Dimdim is an independent software vendor (ISV). Customers install our software on their premises. We are seeking partners to provide hosted Dimdim web conferencing, customizations and associated services

Dimdim is available for download here. Dimdim is available under Mozilla Public License 1.1 with attribution. Attendees can use either Internet Explorer 6 or Firefox 1.5 while Presenters can use Internet Explorer 6 or Firefox 1.5 on Windows (XP/2000/2003) only. The Dimdim Conference Server has been ported to Linux and Windows. Dimdim Server also supports internationalization so that users can see the messages and user interface in their own languages. Please understand that this is Alpha version with known issues and bugs and our development team is squashing them. This release is meant for technically skilled early adopters.


DimDim is based out of Boston USA, Ottawa Canada and Hyderabad India. We can be reached at info@dimdim.com

For sales enquires please email sales@dimdim.com

For enquiries about partnerships please email partners@dimdim.com

100 Top Sites English

Se você quer saber qual são os 100

Top Sites English


Acesse:

http://www.alexa.com/site/ds/top_sites?ts_mode=lang&lang=en

Dr. M. David Merrill

Leitores,

Navegando pela internet ( http://www.idearios.com.br/?p=127 ) encontrei um Professor da Universidade de Utah que vem contribuindo muito pela Educação a Distância e eu gostaria de deixar registrado em meu blog mais informações sobre ele afim de que mais pessoas possam conhecer seus trabalhos.

Dr. M. David Merrill
Professor of Instructional Technology
UTAH STATE UNIVERSITY, E-229
Logan, Utah 84322-2830
(435) 797-2698 Fax (435) 752-2522
E-Mail:merrill@cc.usu.edu


Currículo do David Merrill
http://id2.usu.edu/MDavidMerrill/Resume.htm

Alguns materiais:

http://id2.usu.edu/MDavidMerrill/Courses.htm

Vale a pena ler:
http://id2.usu.edu/MDavidMerrill/IDREAD.PDF

Vale a pena anotar e lembrar sempre disso...

Vale a pena anotar e lembrar sempre disso...

Watch your thoughts; they become words.
Watch your words; they become actions.
Watch your actions; they become habits.
Watch your habits; they become character.
Watch your character; it becomes your destiny.

Tuesday, June 05, 2007

Web Conference, reuniões online usando o Adobe Acrobat Connect Professional

Olá pessoal,

Dediquei um tempo hoje pesquisando uma solução para Web Conference, apresentações pela internet, broadcast de power point, imagens, videos, reunião virtual, etc.

Bom basicamente a idéia era o seguinte:

Encontrar uma solução de preferência open source para um ambiente de aprendizado a distância onde alunos e professor pudessem interagir em tempo real utilizando chat, video, audio, apresentações (ppt) e quadro negro.

Infelizmente não encontrei nada open source ainda, mas acabei testando um ferramenta excelente da Macromedia/Adobe. Eu já conhecia essa ferramenta que antigamente chamava-se Breeze e pelo o que eu entendi mudou de nome para:

Adobe Acrobat Connect Professional


Com a ajuda de mais dois amigos espalhados pelo mundo fizemos vários testes e realmente foi muito bom e animador.

Abaixo vou tentar resumir o que essa ferramenta proporcionou:
- Uma sala virtual acessada através do uso de um browser (navegador)
- Oportunidade de realizar uma Web Conference entre 3 pessoas ( eu e mais dois amigos) ao mesmo tempo ( todos podiam se ver atráves da web cam pessoal de cada um e falar através do uso de headset, telefone usb, caixa de som e microfone.)
- O "Professor" ou o "Apresentador" podia ceder a oportunidade para outros participantes falarem e inclusive manipularem a apresentação e outros recursos.
- Foi possível disponibilizar apresentações (Power Point) para todos os participantes, inclusive ao mudar de slide todos os participantes conseguiam visualizar em tempo real.
- Existia um chat para os participantes conversarem por texto
- Existia um quadro negro para escrever, desenhar, etc.
- Era possível compartilhar arquivos com os participantes

Realmente é um software do futuro, imagine 5 executivos um em cada continente em sua casa falando de negócios através deste ambiente. A forma de trabalhar e estudar está mudando precisamos acompanhar as mudanças.

Um grande problema foi a minha banda larga que muitas vezes deu umas falhadas e acabou dificultando a conversa via video e audio com os outros participantes.

O custo da brincadeira é grátis por 15 dias. Qualquer pessoa pode se cadastrar e brincar com esse software através do demo.

Depois para ter essa solução você pode escolher entre comprar o software ou alugar e pagar por usuário.

O pacote para 5 usuários custa 375 dolares por mês.

Para informações sobre o software acesse:

http://www.adobe.com/products/acrobatconnectpro/

A Microsoft lançou uma ferramenta similiar que infelizmente ainda não tive a oportunidade de testar por que deu erro na instalação, chamada Conference XP e o mais incrível é open source e gratuita para uso não comercial.

http://www.conferencexp.net

Quem souber algum software que seja pelo menos similar ao da Adobe por favor me avisa:
caio@professorcoruja.com.br por que eu adorei esse software realmente ele é 10.

Eu adoraria usar ele para dar aulas e até mesmo apresentar um produto para pessoas espalhadas no mundo inteiro, tudo isso poderia ser feito da minha casa, imagine?

Bom pessoal espero que essa pequena postagem seja útil para vocês .....

Quase esqueçi de comentar mas existe uma opção bem conhecida que eu não tive a oportunidade de testar chamada webex, mas de acordo com meu amigo que já testou não tem tantos recursos como o Adobe. Para conhecer essa opção também acesse:

http://www.webex.com

Até mais