Pages

Google Ads

Wednesday, December 24, 2008

As 15 habilidades essenciais que todo profissional de TI deve ter

Fim do ano chegando e o desejo de melhorar e saber o que o mercado espera de um profissional de TI aumenta e com esse desejo de saber mais e melhorar dediquei um bom tempo lendo artigos sobre este assunto e acabei encontrando muita coisa boa que eu gostaria de compartilhar.

São eles:

As 15 habilidades essenciais que todo profissional de TI deve ter


Neste artigo fala-se sobre um livro chamado "The Cuckoo's Egg", fiquei muito curioso pois de todos os itens o único que eu não fiz foi ler o livro "The Cuckoo's Egg", então resolvi buscar no Google por "The Cuckoo's Egg" e para mim voltou como segunda opção um link para um arquivo PDF e para minha surpresa era o livro inteiro, quem quiser comprar visite o site da Amazon.com.

Carreira 2012: O profissional de TI daqui 5 anos para o Google
Neste artigo eu achei bastante interessante o comentário:

"Buscamos alguém com uma formação acadêmica forte, capacidade analítica e experiência em programação: resumindo, um gênio, mas com coração”, diz.

Carreira 2012: O profissional de TI daqui 5 anos para a IBM
Alguns comentários importantes feitos pela IBM.

“Hoje, a complexidade continua sendo um fator de peso, mas tudo está transformado em caixas. O perfil, agora, é de um prestador de serviços”

Para a IBM, o outsourcing está desempenhando um papel fundamental na mudança de perfil dos profissionais de tecnologia. “O ambiente de trabalho é virtual e global ao mesmo tempo. Você precisa trabalhar com parceiros, chefe e – principalmente – clientes remotos, é completamente diferente”, defende Pereira. Bonorino concorda. Segundo ele, as universidades precisam trocar de paradigma na hora de preparar os seus alunos. “Não é preparar para um emprego, mas para trabalhar. A idéia de um emprego estável por muitos anos em um escritório tradicional não é mais verdadeira”, acredita.

De maneira prática, os executivos aconselham que os interessados em trilhar uma carreira hoje na Big Blue, mas também nos próximos cincos anos, tenham uma sólida carreira acadêmica, o conhecimento em mais de um idioma, uma certificação de mercado e que combine – acima de tudo – as características listadas com raciocínio lógico. “Tendo isso, as outras capacidades nós conseguimos trabalhar modularmente para adequar”, completa.


Carreira 2012: O profissional de TI daqui 5 anos para a Accenture

O Chief Operating Officer da Accenture aponta que a rapidez é a maior alteração que o profissional de TI deve adicionar entre as suas capacidades nos próximos cinco anos. “A maior velocidade é exigida tanto no tempo de resposta quanto no tempo de aprendizagem. Especialmente no setor de serviços, o profissional precisa agilidade e conhecimento para desenvolvimento de tecnologias e processos”, defende.

Além disso, define Rueda, outras habilidades além do conhecimento técnico são fundamentais. “Relacionamento, liderança e trabalho em equipe também são importantes para o novo cenário”, acredita. Ele acrescenta que, nos próximos cinco anos, um profissional só vai conseguir crescer em sua carreira se cuidar destas três características comportamentais. Ele completa: “Faz parte da habilidade em liderança saber se relacionar com outras culturas e ter a capacidade de lidar com diversos tipos de pessoas”.

Para ele, o domínio do inglês é fundamental para o profissional de tecnologia trabalhar no mercado global.

No comments: