Pages

Google Ads

Saturday, April 20, 2013

Novo Livro: Pentaho na Prática (Português)

Pessoal,

Hoje durante a minha palestra no Pentaho Day 2013 em Fortaleza fizemos o lançamento oficial para a Comunidade do livro Pentaho na Prática, estamos felizes, mais uma conquista para a comunidade.



Vou me apropriar do que foi escrito pelo meu amigo Fabio Salles:

Nas listas de discussão sempre aparecem novatos perdidos, sem saber por onde começar e invariavelmente nos primeiros posts diz:
Alguém aí tem um livro, ou um tutorial, em português, para indicar?
Bom, finalmente a resposta vai ser sim! Agora existe um livro em português que ensina o Pentaho passo-a-passo!
Foi lançado hoje, dia 20/04/13, no evento Pentaho Day em Fortaleza, o livro Pentaho na Prática, o primeiro livro sobre Pentaho em português na Amazon.com.br (e em todas as outras, aliás:)

O Livro

É uma edição Kindle, sem previsão de lançamento em papel, com 12 capítulos e vários apêndices, dedicados a ajudar o leitor a executar um projeto de BI com Pentaho de ponta-a-ponta. Ele inclui da configuração dos programas a dashboards, passando por ETL, relatórios, OLAP, metamodelos etc.
Os três autores ministraram cursos de Pentaho muitas e muitas vezes, e dão plantão no fórum nacional e internacional de Pentaho há anos. Por isso decidimos por uma abordagem que ajudasse o profissional autodidata, que tem disposição para investir no estudo da plataforma. Por isso, ao invés de documentar as principais funcionalidades da plataforma com exemplos, como é feito no grande e pioneiro Pentaho Solutions, decidimos seguir uma trilha de raciocínio, que mostra como atender as necessidades de BI de uma empresa típica, de ponta-a-ponta.
No livro você será apresentado a uma empresa fictícia que precisa ter acesso aos dados de seu sistema transacional para poder alavancar todo seu processo de decisões. A partir dessa premissa vamos mostrar como:
  • Montar rapidamente um protótipo para validação da necessidade;
  • Desenhar um Data Warehouse simples, com…
  • …o passo-a-passo para implementar um processo de ETL;
  • Entregar relatórios pré-fabricados, adhoc e cubos OLAP;
  • E montar um dashboard com CDE.
Isso tudo com instruções detalhadas e testadas, em etapas ricamente ilustradas (eu sempre quis dizer isso :-) .)

O que é isso, Companheiro?

O livro mostra como fazer muita coisa, mas para isso precisa de muita coisa também. Precisa de scripts, bases de dados de exemplos, instalação e configuração de programas acessórios como Java e Postgres etc. Daria para encher outro livro só com os assuntos paralelos.
Para melhorar a experiência de nosso leitor, criamos um site companheiro (do inglês companion site) que já vai trazer o máximo possível de coisas prontas.

No Prelo

Este é um trabalho em finalização, que foi lançado sem todos os capítulos para aproveitar o Pentaho Day que rolou hoje. Quem comprar um exemplar do PnP de hoje até a data de disponibilização da edição completa, 01/07/13, vai receber a atualização sem nenhum custo extra.
Até lá, quem tiver curiosidade de saber como o livro é, pode baixar esta versão de degustação do capítulo 3. A versão final deste capítulo terá ainda o passo-a-passo para traduzir o BI Server, configurar logs e mais algumas coisas.

Dream Team

Esse livro é filho de Fábio de Salles, este que vos fala, de Caio Moreno de Souza, nosso querido Prof. Coruja, e Cesar Domingos, um grande amigo, que eu conheci quando ele ainda trabalhava na IBM do Software Livre, a 4Linux. São dois caras bacanas, gente finíssima e que já quebraram muita pedra com o Pentaho.
Depois de algum tempo ministrando o curso de BI com Pentaho que eu havia criado para a 4Linux, eu pensei em escrever um livro – afinal, já tinha plantado uma árvore e estava no segundo filho. Na verdade, eu já não me lembro mais, mas eu acredito que a idéia do livro veio mesmo foi do Cesar.
O fato é que eu discuti a idéia com ele, que me deu o incentivo fundamental para eu criar coragem de começar o livro. Imagine, justo eu que sabia tão pouco, escrever um livro com coisas óbvias… No final das contas ele me apresentou a uma editora, que já havia publicado livros seus. Eu não conhecia nada desse mercado, e ainda me sentia inseguro. Eu não queria estar sozinho e decidi convidar o Cesar, que sempre foi um cara inteligente e legal, para ser co-autor. Não apenas ele já tinha livros publicados, mas ele sabia coisas de Pentaho que eu não entendia muito bem, como a configuração do Tomcat e do Apache, além de uma renca de outras coisas que no final das contas fazia com que ele visse o Pentaho com olhos bem diferentes dos meus.
Fomos quicando com a editora, tentando negociar algum contrato, até que um dia eu percebi que o Caio precisava fazer parte do projeto. Eu estava coletando material e organizando os capítulos e vi que uma parcela importante do que eu pretendia colocar no papel tinha sido criada, organizada e publicada pelo Caio. Tradução, dashboards, configurações, dicas, macetes etc. etc. etc. O Caio já era parte do livro, de um jeito ou de outro. E trabalhar com ele, quem já trabalhou, sabe, é empolgante. Eu não tive dúvidas: conversei como Cesar e topamos convidar o Caio para se juntar a nós.
Mais do que uma marca na minha vida profissional, mais que uma realização pessoal, trabalhar no livro precisava ser, acima de tudo, uma coisa divertida, motivadora, empolgante, e o Caio e o Cesar eram a parte que faltava. Não esperamos ganhar dinheiro com o livro – afinal, vivemos no Brasil – mas uma coisa nós buscamos e já conseguimos: estamos nos divertindo horrores!! :-)
Espero que vocês gostem. ;-)

Fonte:
http://geekbi.wordpress.com/

No comments: