Pages

Google Ads

Friday, July 18, 2014

Grêmio vai utilizar plataforma de análise de dados para checar desempenho dos jogadores

O futebol começa a aderir a plataformas de gestão e analíticos. O Grêmio assinou hoje uma parceria com a SAP Labs Latin America que vai lhe permitir adotar uma aplicação de análise de dados em tempo real para melhor o acompanhamento e a perfomance dos jogadores. O time gaúcho usará um aplicativo baseado na tecnologia SAP Hana e os dados gerados após os treinamentos, irão possibilitar os membros da comissão técnica ter mais informações que ajudem as tomadas de decisão.
Com auxílio da nova tecnologia, o técnico poderá analisar a performance da cada atleta sob seu comando em diversas categorias, como velocidade, posição que mais ocupa no campo, porcentagem de acerto de assistências, capacidade para dribles curtos, entre outras. Com isso em mãos, o técnico poderá definir a escalação ideal ou direcionar treinamentos específicos para jogadores com defasagem em algum aspecto técnico.
De acordo com o executivo de futebol do Grêmio, Rui Costa, além da eficiência no detalhamento da performance do atleta, a ferramenta irá promover a integração do setor com outros importantes departamentos do Clube, facilitando o compartilhamento de dados e a consequente otimização de todos os processos administrativos em relação ao jogador. “A tecnologia também nos trará avanços significativos no planejamento financeiro, na execução dos contratos, e além disso, será essencial no trabalho de captação de novos atletas, já que também poderá nos municiar de todas as projeções e movimentação do mercado mundial de futebol”, observou.
O executivo também ressaltou o trabalho que a SAP executa junto ao TSG 1899 Hoffenheim e à própria Seleção Alemã que venceu a Copa do Mundo 2014. “Dois cases de peso que refletem o alto nível de profissionalização do futebol na Alemanha e que certamente deverá se difundir por outros grandes times europeus. No Brasil, o Grêmio a partir dessa novidade também irá mudar de patamar na preparação de suas equipes, da base ao profissional”, reforçou o dirigente.
Como parte do projeto está prevista a criação de um aplicativo – gratuito – voltado para os torcedores, que poderão acessar informações, antes, durante e depois dos jogos da equipe por meio de dispositivos móveis. Para isso, o Grêmio fará uma pesquisa com os fãs do time para levantar quais são os principais interesses de conteúdo.
A gestão administrativa do Grêmio também será amplamente modernizada com a implementação do software SAP Business Suite. Todos os departamentos do clube serão informatizados e os processos unificados, como informações de compras, estoque, financeiras, contábil.
” A partir desse investimento, criaremos um ambiente de desenvolvimento de performance e qualificação do clube em todos os segmentos. As ferramentas a que teremos acesso e que serão implementadas ao longo dos próximos meses de acordo com as nossas necessidades vão nos dar condições de eficiência e resultados no futebol e nas áreas administrativas “, declarou o vice-presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr.

Fonte:

No comments: