Pages

Google Ads

Thursday, March 26, 2009

E-mail para a lista de discussão Pentaho Brasil

Amigo leitor,

Para quem não sabe faço parte de uma lista de discussão sobre Pentaho e recentemente aconteceram alguns comentários chatos sobre a lista, então escrevi um e-mail a todos para tentar ajudar de alguma forma, resolvi colocar no meu blog também assim pode ajudar outras pessoas que desejam aprender mais sobre o Pentaho.

E-mail enviado no dia 26 de Março de 2009
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Amigos da comunidade Pentaho Brasil,

Fiquei triste com esse episódio, vale lembrar que essa lista é para elevar o nível dos usuários dessa poderosa ferramenta o Pentaho e não para discutir assuntos como esse, ninguém tem obrigação nenhuma de colaborar, apenas fazemos gratuitamente quando podem e muitas vezes quando não podem, no meu caso, reservo tempo que eu não tenho para colaborar de alguma forma.

Concordo plenamente com o que foi falado por nosso amigo Fábio que por sinal é um participante ativo da comunidade e grande entusiasta da ferramenta, além do mais uma pessoa bastante importante neste mercado de BI, para quem não sabe ele vem colaborando nesta lista faz um bom tempo e tem feito um grande trabalho com o Pentaho.

Aqui vai minha opinião sobre como aprender a utilizar o Pentaho:

Como aprender sozinho?
- Tenha uma boa leitura de inglês, pois grande parte da documentação é em inglês.
- Leia as mensagens antigas desta lista de discussão pentaho, elas são todas em português, pois grande parte das dúvidas das pessoas encontram-se nesta lista.
- Use o Google
- Leia o wiki do Pentaho (wiki.pentaho.com), a maior parte está em inglês.
- Leia as documentações do Pentaho, maior parte em inglês.
- Para algumas dúvidas eu sugiro ler meu blog, lá tem bastante coisa sobre o Pentaho, basta buscar pela palavra pentaho, para as pessoas que não gostam de procurar aqui vai o link pronto. ( http://blog.professorcoruja.com/search?q=pentaho )
- Tenha vontade de aprender e dedique bastante tempo nesse processo de aprendizado.
- Tenha o conhecimento que trabalhar com BI não é algo tão simples assim, você não vai aprender tudo do dia para a noite.
- Seja gentil com seus amigos colaboradores, vale lembrar que quando alguém responde uma pergunta ele está muitas vezes sacrificando o tempo dele, tirando muitas vezes tempo de seu trabalho, da esposa, dos filhos e até mesmo do lazer pessoal, então sejam gratos por toda a ajuda recebida.
- Compartilhe o conhecimento com os outros.

Como aprender com ajuda de profissionais?
- Felizmente o Pentaho tem crescido no Brasil e tem aparecido cursos, treinamentos, e profissionais para auxiliar nesse processo, para empresas e pessoas que tem a cultura de utilizar cursos para agilizar o processo de aprendizado aqui vai uma boa sugestão, fazer um curso de Penaho, eu sugiro essa opção como a opção mais rápida que existe, é preciso pesar na balança se todo o tempo e dinheiro gasto com pesquisas está sendo útil. Vou citar algumas empresas que dão cursos de Pentaho no Brasil atualmente:

IT4biz (www.it4biz.com.br);
4Linux (www.4linux.com.br);
WBA e a Kybernetics ( www.wba.com.br e www.kybernetics.com.br)

Acredito que por enquanto sejam essas as empresas, eu por exemplo sou instrutor da IT4biz e tenho ajudado empresas que precisam rápidamente do conhecimento da ferramenta Pentaho, meus cursos são ministrados em todo o Brasil tanto em Inglês, Espanhol ou Português e podem ser customizados para as necessidades de cada empresa.

Essa semana eu dediquei bastante tempo escevendo sobre o Pentaho para tentar de alguma forma facilitar para as pessoas que não tem o desejo ou para aqueles que trabalham em empresas que não tem essa cultura de investir em cursos, simplesmente querem que vocês aprendam do dia para a noite o Pentaho, nem sempre é possível, eu mesmo já dediquei muitas horas, noites ao Pentaho e tenho certeza que não sou o único.

Para finalizar gostaria de dizer que meu objetivo neste e-mail e ajudar nossos amigos iniciantes, todos um dia fomos iniciantes, faz parte do ciclo, sugiro um pouco mais de atenção e esforço da parte dos iniciantes em ler os manuais, artigos, documentações, etc, eu mesmo já fiz algumas e outras pessoas também.

Eu aprendo todos os dias sobre Pentaho, BI, CRM, Banco de Dados, Java, etc.

Vale lembrar que ninguém sabe tudo, como diz o ditado:
"Só sei que nada sei."
- citado por Platão in: "Apologia de Sócrates", o primeiro discurso, 21d

Estamos todos juntos fortalecendo uma comunidade que só vai se tornar mais forte e importante no cenário mundial e nacional, posso dizer que a ferramenta é muito boa, prefiro não fazer comparações para evitar problemas legais, mas na minha visão o Pentaho é uma ferramenta que atende muito bem as necessidades dos Projetos de BI para pequenas, médias e grandes empresas.

Boa Sorte a todos nessa caminhada e precisando podem contar comigo, todos sabem que procuro ser o mais acessível possível abaixo meus contatos.

Um grande abraço a todos,

Caio Moreno de Souza, mais conhecido por Professor Coruja.
MSN: caiomsouza@hotmail.com
Skype: caiomsouza
E-Mail: caiomsouza@gmail.com
Visite também meu blog:
http://blog.professorcoruja.com

-----------------------------------------------------------------------------------------------

No comments: