Visão Geral de algumas das Ferramentas de Desenvolvimento;
Boas práticas para tunning de transformações;
Situação atual da Comunidade Pentaho Brasil;
Projetos onde é possível contribuir
Projetos desenvolvidos pela Comunidade.
A Oficina completa durou 2 horas. O video abaixo mostra apenas a primeira parte (uma hora de duração). O meu agradecimento especial vai para a senhora Sylvia Velasco da Presidência do Equador, ela gravou com sua camera extremamente potente as duas horas de duração da minha oficina e depois me passou, infelizmente eu precisei diminuir a qualidade para publicar na internet.
Graças a ela eu posso hoje compartilhar com todos vocês.
Além do video eu também compartilhei os slides da apresentação no meu blog anteriormente, clique aqui para ver os slides.
Depois de ver muitos de vocês da comunidade Pentaho Brasil sofrendo para instalar o JPalo Web Client no Pentaho, resolvi ajudá-los.
No post anterior eu tinha mostrado um video que comparava o JPivot com o JPalo e alguns de vocês ficaram interessados, porém a maioria quer um tutorial passo a passo "gratuito" de como fazer.
Segue abaixo o passo a passo de Como instalar o JPalo Web Client no Pentaho (Mondrian)
1) Baixar o Palo Web Client no site jpalo.com (http://www.jpalo.com)
2) Descompactar o arquivo PaloPivot_3.2.0.568.zip
3) Com o bi-server desligado, colocar o arquivo Palo-Pivot.war dentro da pasta /biserver-ce/tomcat/webapps
4) Ligar o bi-server
5) Acessar o endereço http://ipdasuamaquina:porta/Palo-Pivot/
Exemplo:
http://localhost:8080/Palo-Pivot/
Opções de usuários:
usuário: admin
senha: admin
usuário: poweruser
senha: poweruser
usuário: editor
senha: editor
usuário: viewer
senha: viewer
6) Criar uma conexão com o seu Mondrian
Type: XMLA
Server: http://localhost:8082/pentaho/Xmla?userid=joe&password=password
Service: xmla
username: joe
senha: password
7) Criar um usuário no JPalo Web Client
usuário: joe
senha: password
8) Conectar no seu Mondrian e navegar no seus esquemas.
Além do passo a passo segue um video passo a passo de como configurar o JPalo.
Daqui a pouco coloco umas imagens para facilitar a vida de vocês.
Por que a Pentaho deveria realizar o IV Encontro Mundial da Comunidade de Desenvolvedores Pentaho no Brasil?
Why Pentaho should hold the IV World Meeting of Pentaho Developer Community in Brazil?
A primeira reunião foi em Mainz, Alemanha em 2008, a segunda em Barcelona, Espanha em 2009 e agora a terceira em Cascais, Portugual em 2010. The first meeting was in Mainz, Germany in 2008, the second in Barcelona, Spain in 2009 and now third in Estoril, Portugual in 2010.
Eu me lembro que a última pergunta feita no Encontro da Pentaho em 2009 foi "Onde devemos fazer o próximo encontro"? I remember that the last question asked at the Meeting of Pentaho in 2009 was "Where should we do next meeting?
Naquele dia os votos foram para Viena, Austria, mas as coisas mudaram e o encontro acontecerá em Portugal este ano. That day the votes went to Vienna, Austria, but things have changed and the meeting will take place in Portugal this year.
O próximo encontro poderia ser no Brasil, Tom Barber e Maria Roldan já manifestaram interesse na cidade do Rio de Janeiro, Brasil por meio do twitter. The next meeting could be in Brazil, Tom Barber and Maria Roldan already expressed interest in the city of Rio de Janeiro, Brazil through twitter.
Então quando fizerem a pergunta: Onde devemos fazer o próximo encontro? So when they ask the question: Where should we do next meeting?
Respondam: Brasil. Respond: Brazil.
Preparei algumas coisas que poderiam ajudar nesta escolha. I prepared some things that could help in this choice.
1) O Governo Brasileiro usa muito Software Livre; Brazil Government uses a lot of open source software;
2) O Brasil possui uma comunidade ativa de mais de 900 desenvolvedores Pentaho; Brazil has an active community with more than 900 developers Pentaho;
3) O Brasil é o centro econômico e financeiro da America do Sul; Brazil is the economic and financial center of South America;
4) O Brasil é um dos paises que mais cresce no Mundo; Brazil is one of the fastest growing countries in the world;
5) O Brasil tem 192 milhões de habitantes; Brazil has 192 million of inhabitants;
6) O Brasil é um dos maiores paises do mundo; Brazil is one of the largest countries in the world;
7) O Brasil sedia grandes eventos do mundo da tecnologia todos os anos; Brazil hosts major events in the world of technology every year;
8) As universidades brasileiras pesquisam cada vez mais ferramentas de código aberto como o Pentaho; The Brazilian universities, research increasingly open source tools like Pentaho;
9) O povo brasileiro é amistoso e aberto aos visitantes de outros paises. The Brazilian people are friendly and open to visitors from other countries.
10) O Brasil é lindo demais. Ele possiu cidades como Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Foz do Iguaçu, Manaus, Natal, Fortaleza, Maceio, Fernando de Noronha e Florianópolis. Brazil is so pretty. It has cities like Rio de Janeiro, Salvador, Sao Paulo, Foz do Iguacu, Manaus, Natal, Fortaleza, Maceio, Fernando de Noronha Florianopolis.
Depois do evento os participantes poderiam aproveitar e tirar umas férias em lugares como Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu.
After the event, participants could take advantage and take a vacation in places like Rio de Janeiro and Foz do Iguacu.
Resolvi compartilhar dois videos que fiz em minhas viagens por esse Brasil tão lindo.
I decided to share two videos that I made during my trips in Brazil, this so beautiful.
1) Passeio de helicóptero nas Cataratas do Iguaçu (Foz do Iguaçu, Paraná)
Helicopter Tour at Iguazu Falls (Foz do Iguaçu, Paraná)
2) Chegada ao aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro.
Arrival at Santos Dumont airport in Rio de Janeiro.
Gostaria de assistir uma disciplina na Universidade de Stanford?
Acredito que a maioria disse sim a minha pergunta.
Bom eu adoraria, mas qual o primeiro desafio?
Para mim é a distância, afinal eu moro em São Paulo, Brasil.
Outro grande desafio é o valor do investimento. Com certeza não deve ser barato, mudar para os Estados Unidos, pagar a Universidade e os gastos de moradia, alimentação, transporte, etc.
Porém, gostaria de compartilhar o que acabei encontrando no Youtube hoje.
Trata-se da disciplina Programming Methodology (CS 106A) ministrada pelo professor Mehran Sahami de forma gratuita e autorizada.
Não estamos falando de um video gravado de forma ilegal por algum aluno desta disciplina. Estamos falando de uma disciplina inteira dividida em algumas aulas e disponibilizada de forma gratuita pela Universidade de Stanford.
Legal, né? Bom eu achei o máximo, adoraria também encontrar disciplinas assim doadas por Harvard, Yale, MIT e outras Universidades tão importantes. O pessoal da USP, PUC, etc, também deveria pensar nisso também.
Antes de encontrar esse video, eu já tinha tido essa idéia e uns dias atrás eu compartilhei o video da minha Oficina de Pentaho realizada em Brasília-DF no CONSEGI 2010.
Assisti alguns minutos da primeira aula e fiquei bastante animado para assistir o curso inteiro, o professor fala muito rápido, mas é possível entender se você é fluente em inglês, apesar do nome de alguém que provavelmente não é americano, o inglês dele é muito bom.
A disciplina fala sobre Java e Engenharia de Software, boas práticas para se construir um Software de qualidade.
Meu primeiro emprego com carteira assinada foi quando eu tinha 16 anos, meu cargo era Programador WEB e eu "programava" em Cold Fusion, alguém já ouviu falar?
Na época eu trabalhava em uma startup chamada MeuGrupo.com S/A, fui um dos primeiros funcionários. Trabalhar no MeuGrupo foi uma experiência muito importante para mim.
Ainda me lembro da galera e tenho saudades daquela época. O que mais me marcou foi o poder trabalhar na época da Bolha e estar na Vila Olímpia, bairro em São Paulo com uma grande concentração de empresas de Internet.
O nosso site, começou de forma extremamente simples e humilde e chegou a marca de 1 milhão de usuários, algumas vezes precisei ir ao DataCenter e aquilo era o máximo, trabalhavamos algumas madrugadas e sábados e era tudo festa.
Trabalhar com internet na época antes e depois da Bolha foi algo incrível, ainda mais em um bairro tão importante como a Vila Olímpia, ainda me lembro daquela época com boas lembranças.
Mas por que eu estou contando tudo isso agora?
Simplesmente por que hoje quando estava pesquisando na internet encontrei um blog chamado "Ensina-me ColdFusion" e deu aquela saudade e resolvi contar um pouco da minha história.
O blog "Ensina-me ColdFusion" disponibiliza um tutorial bacana para quem deseja aprender ColdFusion, na época em que eu trabalhava com essa linguagem, ela ainda não pertencia a empresa Adobe.
Antes de programar em ColdFusion e trabalhar como programador web na empresa MeuGrupo.com S/A eu já fazia Sites em HTML e JavaScript desde os 13 anos e inclusive cobrava pelos meus serviços.
O meu primeiro programa na vida foi feito em Basic, agradeço muito o professor da Escola Técnica Guaracy Silveira que me ensinou essa linguagem tão bacana, ele também me ensinou a fazer fluxogramas e um pouco de lógica de programação.
Eu gostaria de aproveitar para homenagear a ETE "Guaracy Silveira" em Pinheiros, São Paulo tenho orgulho de ter estudado lá.
Aproveito para compartilhar umas dicas de como criar videos-tutorials no Linux Ubuntu 10.04.
1) Instale um programa chamado recordMyDesktop para gravar sua tela e criar seus videos-tutoriais.
2) Depois de criado o video é preciso converter do formato .ogv para .avi.
Esse processo é necessário caso você queira publicar seus videos no youtube, caso contrário basta assistir seu novo video.
O primeiro encontro aconteceu na Alemanha, o segundo na Espanha e agora e vez em Portugal; espero que o quarto ou quinto evento aconteça em São Paulo ou no Rio de Janeiro, Brasil.