Pages

Google Ads

Saturday, August 25, 2012

O painel de bordo dos executivos

Gestão Moderna

O painel de bordo dos executivos

Tal como os pilotos controlam o avião através da leitura dos intrumentos que estão no cockpit, também os gestores podem reunir num único painel os indicadores-chave da sua empresa. O método chama-se balanced scorecard e um dos seus autores, David Norton, veio a Luanda explicar a metodologia.
 No passado, cerca de 80% do valor de mercado das empresas era relativo aos seus activos tangíveis (edifícios, máquinas e capital) e 20% a intangíveis (marca, pessoas ou talento). Hoje a relação é inversa: 80% intangíveis versus 20% tangíveis. Essa nova realidade é o pesadelo dos gestores financeiros, habituados a compilar os mais diversos indicadores sobre o desempenho económico e financeiro da sua empresa – desde os rácios mais simples, até aos mais sofisticados. Só que essa informação incide apenas sobre o passado e o património quantificável da empresa. Mas como contabilizar activos que, como o próprio nome indica,  não são mensuráveis? E como tornar o somatório dessas informações num auxiliar para a gestão estratégica?
É essa a especialidade de David Norton, que esteve em Luanda no passado dia 20 de Abril, para animar um seminário sobre a metodologia do balanced scorecard, da qual é autor, juntamente com Robert Kaplan. O conceito significa, em termos simplistas, quantificar o desempenho da empresa através de indicadores quantitativos que fazem o balanceamento entre quatro perspectivas: financeira; processo interno; cliente; aprendizagem e crescimento. Segundo Kaplan e Norton, o balanced scorecard reflecte o equilíbrio entre os objetivos de curto e longo prazo, entre medidas financeiras e não-financeiras, entre indicadores de tendências e ocorrências e, ainda, entre as perspectivas interna e externa de desempenho. Dessa forma contribui para que as empresas acompanhem os seus resultados actuais, monitorando, ao mesmo tempo, a aquisição dos activos intangíveis necessários para o crescimento futuro. Ou seja, permite que as empresas tenham simultaneamente um “pé” no presente e outro no futuro.
Recorde-se que a ferramenta do balanced scorecard foi escolhida pela prestigiada revista Harvard Business Review como uma das práticas de gestão mais importantes e revolucionárias dos últimos 75 anos. David Norton já escreveu cinco livros sobre o tema (ver lista à direita). O seminário foi organizado pela empresa especializada em formação e eventos IIR que, em Novembro de 2008, já tinha convidado Tom Peters (ver EXAME n.º1).
Guru das finanças
Nome:  David Norton
Experiência Profissional: Fundador e presidente 
da consultora Palladium Group e co-fundador da Balanced Scorecard Collaborative
Formação:  Licenciatura em Engenharia Eléctrica pelo Worcester Polytechnic Institute, MBA pela Florida State University e doutoramento em Gestão pela Harvard Business School.
Livros:  Co-autor de cinco livros que venderam um milhão de cópias e estão traduzidos em mais de 23 idiomas.
The Balanced Scorecard (1996)
The Strategy-Focused Organization (2000)
Strategy Maps (2004)
Alignment (2006)
The Execution Premium (2008)
O mal dos gestores não é a falta de recursos.
O problema está na falta de imaginação.

Texto original:
http://www.opais.net/pt/opais/?det=12876&id=1850

No comments: