Pages

Google Ads

Monday, March 30, 2009

Brasileiro ganha prêmio internacional em software livre

Olá amigo leitor,

Fiquei muito feliz quando vi o e-mail enviado pelo Vitorio Furusho me contando sobre o prêmio internacional que ele tinha acabado de receber.

Ele me mandou um link em inglês e depois eu acabei encontrando na internet o que foi publicado pela midia brasileira.

Basicamente a midia divulgou com o seguinte título: "Brasileiro ganha prêmio internacional em software livre".

É muito bom ver um amigo da família como o Vitorio Furusho receber um prêmio tão importante, com repercussão nacional e internacional. Viva o software livre!!!

Link enviado para mim pelo Vitorio Furusho
http://www.odfalliance.org/blog/index.php/site/odf_alliance_awards/

Link publicado pelo Terra.
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3659217-EI4801,00-Brasileiro+ganha+premio+internacional+em+software+livre.html

Link publicado pelo Convergencia Digital
http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=18232&sid=16

Blog Vitorio Furusho
http://furusho.zip.net/

Thursday, March 26, 2009

E-mail para a lista de discussão Pentaho Brasil

Amigo leitor,

Para quem não sabe faço parte de uma lista de discussão sobre Pentaho e recentemente aconteceram alguns comentários chatos sobre a lista, então escrevi um e-mail a todos para tentar ajudar de alguma forma, resolvi colocar no meu blog também assim pode ajudar outras pessoas que desejam aprender mais sobre o Pentaho.

E-mail enviado no dia 26 de Março de 2009
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Amigos da comunidade Pentaho Brasil,

Fiquei triste com esse episódio, vale lembrar que essa lista é para elevar o nível dos usuários dessa poderosa ferramenta o Pentaho e não para discutir assuntos como esse, ninguém tem obrigação nenhuma de colaborar, apenas fazemos gratuitamente quando podem e muitas vezes quando não podem, no meu caso, reservo tempo que eu não tenho para colaborar de alguma forma.

Concordo plenamente com o que foi falado por nosso amigo Fábio que por sinal é um participante ativo da comunidade e grande entusiasta da ferramenta, além do mais uma pessoa bastante importante neste mercado de BI, para quem não sabe ele vem colaborando nesta lista faz um bom tempo e tem feito um grande trabalho com o Pentaho.

Aqui vai minha opinião sobre como aprender a utilizar o Pentaho:

Como aprender sozinho?
- Tenha uma boa leitura de inglês, pois grande parte da documentação é em inglês.
- Leia as mensagens antigas desta lista de discussão pentaho, elas são todas em português, pois grande parte das dúvidas das pessoas encontram-se nesta lista.
- Use o Google
- Leia o wiki do Pentaho (wiki.pentaho.com), a maior parte está em inglês.
- Leia as documentações do Pentaho, maior parte em inglês.
- Para algumas dúvidas eu sugiro ler meu blog, lá tem bastante coisa sobre o Pentaho, basta buscar pela palavra pentaho, para as pessoas que não gostam de procurar aqui vai o link pronto. ( http://blog.professorcoruja.com/search?q=pentaho )
- Tenha vontade de aprender e dedique bastante tempo nesse processo de aprendizado.
- Tenha o conhecimento que trabalhar com BI não é algo tão simples assim, você não vai aprender tudo do dia para a noite.
- Seja gentil com seus amigos colaboradores, vale lembrar que quando alguém responde uma pergunta ele está muitas vezes sacrificando o tempo dele, tirando muitas vezes tempo de seu trabalho, da esposa, dos filhos e até mesmo do lazer pessoal, então sejam gratos por toda a ajuda recebida.
- Compartilhe o conhecimento com os outros.

Como aprender com ajuda de profissionais?
- Felizmente o Pentaho tem crescido no Brasil e tem aparecido cursos, treinamentos, e profissionais para auxiliar nesse processo, para empresas e pessoas que tem a cultura de utilizar cursos para agilizar o processo de aprendizado aqui vai uma boa sugestão, fazer um curso de Penaho, eu sugiro essa opção como a opção mais rápida que existe, é preciso pesar na balança se todo o tempo e dinheiro gasto com pesquisas está sendo útil. Vou citar algumas empresas que dão cursos de Pentaho no Brasil atualmente:

IT4biz (www.it4biz.com.br);
4Linux (www.4linux.com.br);
WBA e a Kybernetics ( www.wba.com.br e www.kybernetics.com.br)

Acredito que por enquanto sejam essas as empresas, eu por exemplo sou instrutor da IT4biz e tenho ajudado empresas que precisam rápidamente do conhecimento da ferramenta Pentaho, meus cursos são ministrados em todo o Brasil tanto em Inglês, Espanhol ou Português e podem ser customizados para as necessidades de cada empresa.

Essa semana eu dediquei bastante tempo escevendo sobre o Pentaho para tentar de alguma forma facilitar para as pessoas que não tem o desejo ou para aqueles que trabalham em empresas que não tem essa cultura de investir em cursos, simplesmente querem que vocês aprendam do dia para a noite o Pentaho, nem sempre é possível, eu mesmo já dediquei muitas horas, noites ao Pentaho e tenho certeza que não sou o único.

Para finalizar gostaria de dizer que meu objetivo neste e-mail e ajudar nossos amigos iniciantes, todos um dia fomos iniciantes, faz parte do ciclo, sugiro um pouco mais de atenção e esforço da parte dos iniciantes em ler os manuais, artigos, documentações, etc, eu mesmo já fiz algumas e outras pessoas também.

Eu aprendo todos os dias sobre Pentaho, BI, CRM, Banco de Dados, Java, etc.

Vale lembrar que ninguém sabe tudo, como diz o ditado:
"Só sei que nada sei."
- citado por Platão in: "Apologia de Sócrates", o primeiro discurso, 21d

Estamos todos juntos fortalecendo uma comunidade que só vai se tornar mais forte e importante no cenário mundial e nacional, posso dizer que a ferramenta é muito boa, prefiro não fazer comparações para evitar problemas legais, mas na minha visão o Pentaho é uma ferramenta que atende muito bem as necessidades dos Projetos de BI para pequenas, médias e grandes empresas.

Boa Sorte a todos nessa caminhada e precisando podem contar comigo, todos sabem que procuro ser o mais acessível possível abaixo meus contatos.

Um grande abraço a todos,

Caio Moreno de Souza, mais conhecido por Professor Coruja.
MSN: caiomsouza@hotmail.com
Skype: caiomsouza
E-Mail: caiomsouza@gmail.com
Visite também meu blog:
http://blog.professorcoruja.com

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Wednesday, March 25, 2009

JPalo

Pessoal,

Uma outra opção para o JPivot é o JPalo, um pouco mais bonita, não cheguei a testar e comparar, por enquanto continuo usando o JPivot.

Resolvi colocar no blog por que bastante gente pergunta se existe uma opção mais bonita de visualizar os cubos do que o JPivot.

Mais informações:
http://www.jpalo.com

Exemplo:
http://www.jpalo.com/Screens/PaloWebClient.jpg

Mapserver - Ferramenta de Sistemas de Informações Georeferenciadas em Software Livre

Pessoal,

Nada mais legal que um indicador utilizando um mapa, aquilo realmente encanta a todos, em meu blog já falei a respeito do Google Maps e do Faz algum tempo que tenho estudado ferramentas de Mapas, basicamente o Google Maps e o Openlayer.

Uma opção que nunca falei a respeito em meu blog é o Mapserver, uma ferramenta open source bastante consolidada em número de usuários, desenvolvida pela Universidade de Minnesota para o Projeto Missão Terra da NASA e atualmente é mantida pela comunidade internacional de software livre.

Exemplo de utilização do Mapserver pela Rio Grande do Sul (Projeto GeoLivre).

Link do Projeto
http://www.geolivre.rs.gov.br/

Outros links interessantes:

http://www.openmaps.eu/
http://www.geolivre.rs.gov.br
http://grass.itc.it
http://gmt.soest.hawaii.edu
http://www.opendx.org
http://qgis.org

Guia Livre - Referência de Migração para Software Livre do Governo Federal

Amigo leitor,

Recentemente fiz o download de um PDF chamado "Guia Livre - Referência de Migração para Software Livre do Governo Federal" versão 1.0 e fiquei impressionado com a qualidade do material, resolvi compartilhar com meus amigos visto que a licensa do documento permite pois foi criado com a licensa creative commons

Na criação desse guia foi utilizado como refência básica o Guia do IDA3 (Comunidade
Européia) em sua versão 02. (The IDA Open Source Migration Guidelinese).

Algumas partes interessantes extraídas do Guia:

Governo Brasileiro – a reprodução em parte ou totalmente é autorizada desde que a fonte seja
reconhecida, de acordo com as orientações da CC-GNU GPL4.

Para aperfeiçoar o conteúdo técnico, inserir dados e ferramentas ou até corrigir inconsistências técnicas, o trabalho do Guia Livre contou com a participação de de mais de 400 pessoas resentes em seis Audiências Públicas realizadas nas cidades de Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro.

Para baixar acesse:
http://www.it4biz.com.br/cursos/biblioteca/GuiaLivrev1-02.pdf

Neste guia também temos uma carta do Presidente Lula sobre Software Livre.

-------------------------------------------------------------------------------------------

MENSAGEM DO PRESIDENTE LULA PARA O “GUIA LIVRE - REFERÊNCIA DE
MIGRAÇÃO PARA SOFTWARE LIVRE DO GOVERNO FEDERAL"

Queridos companheiros e companheiras:

Neste ano de 2006, a maior parte das políticas públicas de nosso governo alcançaram a fase de maturidade.
Dentre elas, merece destaque a que compreende Tecnologia da Informação e Comunicação. Nos últimos três anos, implementamos uma forte política de independência tecnológica, de fortalecimento da pesquisa em computação de alto desempenho, de inclusão digital e de adoção do software livre. Elementos que compõem uma política industrial e uma estratégia de desenvolvimento nacional para esse setor.
Quero agradecer a todos os que defendem o software livre e lutam pelo aprofundamento e ampliação dos direitos de cidadania em todo o mundo. As potencialidades e os desafios das novas tecnologias da informação têm cada vez mais importância para o efetivo exercício desses direitos. Em nosso ponto de vista, o acesso a esses avanços tecnológicos deve ser direito de todos e não privilégio de poucos. Por isso, o governo federal tem intensificado o diálogo democrático com a sociedade e tratado o software livre e a inclusão digital como política pública prioritária. Entre os resultados desse diálogo estão programas importantes em curso no País.
O Programa Governo Eletrônico de Atendimento ao Cidadão, por exemplo, levou a internet via satélite a mais de 5 milhões de brasileiros, em 2500 municípios. São 22 mil computadores conectados em rede, com serviços disponibilizados em software livre. Os Telecentros Comunitários - em especial os do Ponto de Cultura e do Casa Brasil - possuem computadores com acesso gratuito à internet, correio eletrônico, atendimento bancário e outros serviços virtuais à disposição da população que ainda não conseguiu ter um PC em casa. Já o Computador para Todos visa justamente possibilitar a aquisição de um bom equipamento a preço reduzido, concedendo incentivos para os fabricantes e redes de varejo para montar e vender computadores com software livre instalado.
No plano da administração federal, nosso governo está efetuando uma ampla migração de seu parque tecnológico para software livre. A redução dos custos de propriedade de software já se faz sentir em diversos órgãos federais, como na Previdência Social e no Serpro, assim como o aumento de investimentos em projetos de pesquisa e fomento realizados nos anos de 2004 e 2005 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pela FINEP, cujos softwares serão distribuídos com a Licença Pública Geral - GPL.
O software livre tem trazido também progressos institucionais, como a criação do Comitê Técnico para Implementação do Software Livre, no âmbito do Governo eletrônico brasileiro, com reflexos que se estendem por toda estrutura governamental. Um exemplo é a arquitetura E-PING, que normatiza os padrões de interoperabilidade para o governo e tem como base padrões abertos e livres. Também vale citar o pioneirismo do nosso País em tornar disponíveis soluções desenvolvidas por órgãos governamentais, como por exemplo o Sistema de Inventário CACIC, desenvolvido pela Dataprev - registrado em maio de 2005 no INPI como software livre. Para disseminar o conhecimento adquirido nessas e em outras pesquisas, em março de 2004 ncluímos o setor de software entre as quatro grandes prioridades de nossa Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior.

Estamos, meus amigos, empenhados em colocar o Brasil no mais alto patamar da Sociedade da
Informação. Atualmente, são organizados por ano no Brasil dezenas de eventos envolvendo a temática do software livre e o País se consolida como referência internacional no uso da tecnologia. Inclusive com a adesão do segmento privado, em especial o setor varejista, que já inicia o processo de adoção de software livre em larga escala.

O “Guia Livre - Referência de Migração para Software Livre do Governo Federal", oriundo de esforços da Comunidade Européia em prol do software aberto e aperfeiçoado por técnicos brasileiros para consolidar diretrizes eficazes de migração, é um exemplo de como o País pode contribuir na formação de uma Sociedade da Informação que privilegie a todos, democratize o conhecimento e desenvolva as potencialidades de cada nação. Felicidades e boa sorte a todos!

Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil

Tuesday, March 24, 2009

Entendendo o Pentaho - FAQ

Amigo leitor,

Todos os dias tenho recebido e-mails de pessoas interessadas em conhecer o Pentaho, na maioria das vezes as perguntas são as mesmas: como utilizar? O que eu posso fazer com o Pentaho? Como instalar o Pentaho? Como criar indicadores de negócios utilizando o Pentaho? Onde encontro documentação sobre o Pentaho? Existe documentação em Português?

Tenho procurado responder a maioria das perguntas e sempre que sinto a necessidade escrevo um tutorial para ajudar nossos amigos interessados, algumas vezes esse desejo é quase que imédiato e nesse caso eu sugiro um de meus cursos sobre o Pentaho, pois o contato pessoal em sala de aula é algo muito mais eficiente e agradável.

Porém muitas vezes os interessados em trabalhar com o Pentaho dispõem de bastante tempo e vontade para aprender sozinhos utilizando tutoriais, blogs, etc e para essas pessoas que eu dedico esse post chamado "Entendendo o Pentaho - FAQ", espero que possa ajudar as pessoas, outras pessoas que poderão tirar proveito desse post são Diretores de TI, Gerentes de TI e Consultores que estejam buscando uma solução para seus projetos de BI.

Nesse post, criei uma FAQ (Frequently Asked Questions) e coloquei em um único lugar a maioria das respostas.

O que é o Pentaho?

Uma empresa americana responsavél pelo software Pentaho, uma plataforma para criação de soluções de Inteligência de Negócios (Business Intelligence).

Definição em inglês encontrada na wikipedia é:

The Pentaho BI Project
is Open Source application software for enterprise reporting, analysis, dashboard, data mining, workflow and ETL capabilities for Business Intelligence (BI) needs.

Fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/Pentaho


Onde, quando e por quem foi fundado?

A empresa Pentaho foi fundada em 2004, nos Estados Unidos e atualmente está sediada em Orlando, Florida. O atual CEO chama-se Richard Daley, um dos fundadores.

Qual o significado da palavra Pentaho?

De acordo com o site da pentaho trata-se de Índios que viveram na Florida nos séculos 18 e 19.

Mais informações acesse http://community.pentaho.com/faq/general.php e procure por "Where does the name Pentaho come from?".

Quais são as soluções proporcionadas pelo Projeto Pentaho BI?
  • geração de relatórios empresariais;
  • processos de ETL (Extração, Transformação e Carga);
  • análise de informações (OLAP);
  • painéis (dashboards) para controle gerencial;
  • mineração de dados (Data Mining);
  • workflow;

Em qual linguagem de programação o Pentaho foi escrito?

O Pentaho foi escrito em Java.

O Pentaho utiliza o Tomcat ou Jboss?

Até a versão 1.7GA o Pentaho utilizava o Jboss, a partir da versão 2.0 o pentaho passou a utilizar o Tomcat.

O Pentaho tem integração com o Jasper Reports?

Sim. Com isso é possível visualizar relatórios feitos no Jasper Reports através do iReports no Pentaho BI Server.

O Pentaho tem integração com o iPhone?

Sim. A partir da versão 1.7 do Pentaho existe um plug-in de integração com o iPhone.

O que preciso saber ou pelo menos ter uma noção para trabalhar com o Pentaho ?

HTML, CSS, JavaScript, XML, Java, JSP, MDX e SQL.

Qual a licença utilizada pelo Pentaho?

Não existe uma única licença para os produtos da Pentaho, são várias.

São elas:

Pentaho BI Platform Version 1.7 or earlier

Mozilla Public License 1.1 (MPLv1.1)

Pentaho BI Platform Version 2 or later
GNU General Public License Version 2 (GPLv2)

Pentaho Reporting engine (JFreeReport)
GNU Lesser General Public License Version 2.1 (LGPLv2.1)

Pentaho Analysis engine (Mondrian)
Common Public License Version 1.0 (CPLv1)

Pentaho Data Integration (Kettle)
GNU Lesser General Public License Version 2.1 (LGPLv2.1)

Pentaho Data Mining (WEKA)
GNU General Public License Version 3 (GPLv3)

Pentaho Design Studio
Mozilla Public License 1.1 (MPLv1.1)

Pentaho Report Designer
Mozilla Public License 1.1 (MPLv1.1)

Para saber mais acesse:
http://www.pentaho.com/license/


Quem utiliza o Pentaho no mundo?

No site da Pentaho podemos encontrar empresas como: DivX, Mozilla, MySQL, Sun Microsystems, U.S. Naval Air Systems Command, etc. Para mais casos de sucesso acesse:

http://www.pentaho.com/about/customers/

Quem utiliza o Pentaho no Brasil?

Existem muitas empresas utilizando o Pentaho em projetos de Inteligência de Negócios no Brasil, algumas estão utilizando em ambientes de Produção e outras em ambientes de desenvolvimento, outras estão estudando o software e a viabilidade de utilizar para suas necessidades.

Em uma breve entrevista com Ararigleno Fernandes, mais conhecido pela comunidade como Leno, Chefe de Divisão na Coordenação de TI da SPU-Secretaria do Patrimônio da União do MPOG -Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, foi me informado a existência de um Projeto com o Pentaho em Produção na CONAB por mais de 3 anos. Na SPU, o Leno desenvolveu um case do Pentaho e atualmente está gestando um Projeto/BI/Pentaho em parceria com a UnB-Universidade de Brasília, previsto para final do ano. Para maiores informações sobre o projeto: ararigleno@gmail.com

Outra empresa que utiliza o Pentaho é o Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO, inclusive durante a Campus Party 2009 tive o prazer de conhecer o Fábio de Salles que trabalha no SERPRO desde 2005, na Superintedência de Administração Tributária e Comércio Exterior (Sunac), pólo São Paulo, como analista de sistemas do Projeto de Data Warehouse Pessoa Física da RFB. Fiquei muito feliz quando ele me contou que utilizou minha tradução para o português do Pentaho no SERPRO e que o Pentaho tem sido utilizado e a possibilidade de divulgação da utilização do Pentaho pelo SERPRO.

Outras Perguntas

Para respostas a dúvidas técnicas como:

Quais sistemas operacionais funcionam com o Pentaho?

Quais bancos ele conversa?
O que eu posso criar através do Pentaho?
A Ferramenta de ETL é boa?

Sugiro lerem o meu outro post sobre o Pentaho que responde essas e outras perguntas.

http://blog.professorcoruja.com/2009/01/overview-pentaho.html

Documentações

O Pentaho vem melhorando muito as documentações, porém a grande maioria é em inglês, mas essa é uma realidade mundial, quem não sabe ler inglês não consegue evoluir muito no mundo da Tecnologia da Informação, a grande maioria dos programas é feito em inglês, inclusive as documentações, por isso sugiro a quem não sabe inglês uma viagem de intercâmbio ou um curso de inglês, eu sou fã de viajar e para conseguir falar inglês e espanhol fluente investi bastante tempo e dinheiro, hoje consigo me comunicar fluentemente em inglês, português e espanhol, mas isso ajuda mas não resolve todos meus problemas, por que trabalhar com TI não é fácil você precisa dedicar muito tempo ao aprendizado e muitas vezes em inglês.

Sugestões de documentações:

Wiki Pentaho - Tem muita coisa
http://wiki.pentaho.com/display/COM/Pentaho+Community+Wiki+Home

Fórum Pentaho
http://forums.pentaho.org/

Fórum Pentaho - Português
http://forums.pentaho.org/forumdisplay.php?f=93

Espero que tenha ajudado.

Dúvidas, sugestões, críticas, etc enviem um e-mail para caiomsouza@gmail.com

LimeSurvey - the open source survey application

Amigo leitor,

Muitas vezes precisamos fazer questionários online e acaba sendo uma tarefa bem chata, para resolver isso sugiro utilizar o LimeSurvey.

Manual Online
http://docs.limesurvey.org/tiki-index.php

Brasil terá Open Source University gratuita a partir de julho

Caro entusiasta open source,

A notícia dada pela Red Hat é bastante animadora, trata-se de uma Universidade Open Source gratuita.

Pequeno trexo extraído da matéria.

Brasil terá Open Source University gratuita a partir de julho


O CEO da Red Hat, Jim Whitehurst, informou que a Comunidade Fedora já está trabalhando na localização e tradução de uma plataforma, batizada de Open Source University, para atrair ainda mais desenvolvedores para o mundo Open Source. A disponibilização dos dados será gratuita. "Queremos, de fato, despertar ainda mais a paixão dos jovens talentos da ciência da computação para o Open Source", afirmou

Para ler a matéria na íntegra acesse:
http://www.softwarelivreparana.org.br/modules/news/article.php?storyid=3070

Petrobras vai normatizar contratação de software livre

Amigo leitor,

Vale a pena ler a matéria "Petrobras vai normatizar contratação de software livre".

Google Voice

Amigo leitor,

O Google lançou um novo serviço chamado Google Voice, infelizmente apenas disponível para os Estados Unidos e Canadá e sem previsão de uma data de lançamento no Brasil.

O mais interessante que eu vi foi o tal do Voicemail transcripts, uma pessoa deixa uma mensagem para você no seu google number e a mensagem é automáticamente transformada em texto e pode ser enviada para seu e-mail ou por SMS, no próprio video informa que pode existir erros, mesmo assim o serviço é 10. Um tempo atrás um amigo que trabalha na Microsoft me falou de um software da Microsoft onde você consegue escutar seus e-mails, você liga para um número é uma URA atende e lê para você suas mensagens, com certeza não deve ser barato, parece que o Google está oferecendo o mesmo e gratuitamente.

Infelizmente não pude testar o novo serviço, então não tenho muitas informações a respeito, mas segue alguns links e o próprio video explicando sobre o Voicemail Transcripts.



Uma matéria feita pelo Terra conta muito mais detalhes sobre esse serviço e inclusive aponta alguns perigos desse novo serviço.

Pequenos trexos da matéria:

O Google Voice permite que os usuários direcionem todos os seus telefonemas a um único número que pode tocar em sua casa, escritório e celular simultaneamente. Também oferece aos usuários um sistema de correio de voz único e fácil de administrar para múltiplas linhas telefônicas. E permite que os usuários façam telefonemas, via internet, gratuitamente nos Estados Unidos - e por uma pequena tarifa em caso de ligações internacionais.

"Eu consideraria que o Google tem o potencial de mudar as regras do jogo devido à sua capacidade de convencer um maior número de pessoas a trocar suas ferramentas existentes por essa nova ferramenta", disse Phil Wolff, editor do Skype Journal.

"O Google Voice pode incomodar mais os defensores da privacidade, e talvez as autoridades regulatórias, do que as ofertas dos concorrentes, porque permitiria ao Google, que já recolhe vasto volume de dados sobre o comportamento dos usuários de internet, obter informações sobre seus hábitos telefônicos."

"Isso gera dois problemas distintos", diz Marc Rosenberg, diretor executivo do Electronic Privacy Information Center. "Quanto à privacidade, o sistema permitirá maior acúmulo de informações e rastreamento de hábitos de usuários, sem salvaguardas. O segundo problema é a crescente consolidação dos serviços oferecidos via internet sob o controle de uma companhia dominante."


Matéria Terra na íntegra
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3629929-EI4802,00.html



Mais informações:

https://www.google.com/voice

http://googleblog.blogspot.com/2009/03/here-comes-google-voice.html


http://info.abril.com.br/aberto/infonews/032009/13032009-49.shl

O Presidente Juscelino Kubitschek e o Software Livre

Amigo leitor,

Eu amo ler, procuro sempre dedicar um bom tempo de minha vida a leitura, gosto de ler de tudo. Um site que eu gosto de ler para saber as notícias do mundo do Software Livre é o site da Software Livre Paraná.

Hoje ao ler a matéria "O Presidente Juscelino Kubitschek e o Software Livre" senti o desejo de compartilhar minha idéia sobre este assunto.

Realmente o Software Livre pode proporcionar aos Brasileiros uma maior capacidade técnica e grandes oportunidades da mesma forma que a Indústria Automobilistica proporcionou no passado um grande avanço ao Brasil na época de JK, até o meu avó deixou a Espanha e veio se aventurar no Brasil e obteve sucesso graças aos incentivos que JK fez naquela época aos imigrantes e brasileiros.

Dia Mundial da Liberdade dos Documentos

Pessoal,

Amanhã dia 25 de março de 2009 às 15hs no Auditório da SEAE em Curitiba - Paraná haverá uma palestra sobre ODF.

Palestrante:
Vitorio Y. Furusho
furusho@openoffice.org
http://furusho.zip.net

Mais informações acesse:

http://www.documentfreedom.org/Gubro-PR

Endereço do Evento:
Rua Deputado Mário de Barros, 1556 - Centro Cívico - Curitiba - PR

Aberta chamada de trabalhos para o FISL10

Amigo leitor,

O pessoal da FISL 10 abriu para envio de trabalhos.

A submissão de propostas de palestras devem ser feitas até o dia 26/04/2009, através da página do sistema Papers (https://fisl.softwarelivre.org/10/papers/speaker/).

Para saber mais acesse:
http://www.fisl.org.br/10/www/03/23/aberta-chamada-de-trabalhos-para-o-fisl10

Circular para os Ministérios sobre software livre

Pessoal,

Veja o que foi enviado aos ministérios pelo Ministro Chefe da Casa Civil José Dirceu.

Note a frase: utilização preferencial do software livre nas futuras aquisições de hardware.

-----------------------------------------------------------------------------------
Circular para os Ministérios sobre software livre

Circular enviada pelo Ministro Chefe da Casa Civil José Dirceu para todos os Ministros de Estado, recomendando a avaliação da conveniência de se adotar software livre.

Aviso Circular nº 40 /SE-C.Civil/PR
Brasília (DF), 24 de novembro de 2003.

Assunto: utilização de software livre

Senhor Ministro,

Encaminho a Vossa Excelência o Acórdão nº 1521/2003 – Plenário, do Tribunal de Contas da União, que aborda, entre outros assuntos, o fornecimento de produtos e serviços de Informática.

A propósito, solicito as providências de Vossa Excelência no sentido de, à vista do contido no item 9.2.4 do documento de início citado, avaliar a conveniência da utilização preferencial do software livre nas futuras aquisições de hardware.

Por oportuno, solicito que seja transmitido aos Secretários de Administração e aos Diretores e Coordenadores de Tecnologia da Informação desse Órgão, o Relatório do Planejamento Estratégico realizado pelo Comitê Técnico para a Implementação do Software Livre na Administração Pública Federal, anexo ao presente.

Atenciosamente,
JOSÉ DIRCEU DE OLIVEIRA E SILVA Ministro de Estado Chefe da Casa Civil Da Presidência da República

-----------------------------------------------------------------------------------

Isso foi enviado em 2003, fico feliz pelo espaço dado pelo governo, isso incentiva muitas pessoas a continuarem apostando em SL.

10º Fórum Internacional Software Livre

Pessoal,

Devido a correria do dia a dia acabei deixando passar uma data importante para quem gosta de software livre, no dia 10 de março de 2009 foi inaugurado o site do 10º Fórum Internacional Software Livre.

Esse ano o evento acontecerá nos dias 24 a 27 de Junho de 2009 no Centro de Eventos da PUCRS (Porto Alegre/RS Brasil) ainda não é possível fazer as inscrições, mas acredito que em breve estará liberado.




No video acima eu gostei quando eles falam:

Software Livre é mais seguro, estável e barato.

Mais informações:

http://www.int.gov.br/int_apre.html

http://www.softwarelivre.gov.br/


http://www.softwarelivre.org/


http://www.softwarelivreparana.org.br

http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre

http://wiki.softwarelivre.org/bin/view/TV

http://www.youtube.com/watch?gl=BR&v=IJrfcQq_eIw

Saturday, March 21, 2009

Ferramenta ETL - PDI (Pentaho Data Integration) ou mais conhecida como Kettle

Pessoal,

Acredito que qualquer empresa tenha necessidade de rotinas automatizadas, seja uma rotina para fazer backup, enviar e-mail, verificar existência de arquivos, enviar arquivos via ftp, fazer insert em tabela, replicar tabela, rodar stored procedures, etc.

Existem muitas manerias de fazer essas tarefas, mas acredito que uma ferramenta de ETL pode te ajudar a ganhar muita produtividade, uma vez que você passa a não mais programar e começa a criar rotinas de modo visual utilizando ferramentas de ETL.

Existem várias no mercado, por enquanto eu recomendo o Kettle. Alguns leitores falam que o Talend é melhor, mas por enquanto eu utilizo o Kettle.

Abaixo a descrição feita pelo próprio fabricante do software:

Pentaho Data Integration
Pentaho Data Integration is a powerful, metadata-driven ETL tool designed to bridge the gap between business and IT; Turning your company's data into increased profits.

Mais informações acesse:
http://kettle.pentaho.org/

http://pt.wikipedia.org/wiki/ETL


http://www.talend.com

Compartilhando conhecimento

Pessoal,

Fazer um curso sempre te ajuda a não perder tempo e encontrar o caminho das pedras, a internet e os livros fazem um trabalho complementar e nos ajuda muito a aprofundar o conhecimento, mas o Professor ensinando presencialmente sempre será diferente, você consegue aprender muito mais rápido.

Durante esse tempo vou tentar compartilhar um pouco o conhecimento aprendido em sala de aula, dicas, etc, mas nada compara em fazer o curso.

Bom queria registrar aqui bibliográfia, conhecimento, etc, nem sempre tudo eu aprendi no curso, muitas vezes será coisas que eu mesmo pesquisei, e resolvi compartilhar, então sugiro a todos os leitores filtrarem o que não tem valor para você.

Eu gosto de escrever e esse processo me ajuda a entender melhor as coisas e acaba ajudando o mu próximo.

Pós-Graduação - UTFPR

Amigo leitor,

Sempre é bom compartilhar com vocês as coisas da vida e recentemente fui aceito no programa de Pós Graduação em Tecnologia Java na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) no Campus Curitiba e já pude sentir que vou aprender muito e que o curso será bastante puxado, vou precisar dedicar bastante tempo para conseguir o conhecimmento proposto e o diploma, espero conseguir tempo e conciliar esposa, trabalho, estudos, igreja, amigos, familiares e lazer.

Quem quiser saber mais sobre o curso acesse:

http://posjava.dainf.ct.utfpr.edu.br/

As matérias são muito interessantes, pelo menos para mim.

Abaixo as matérias, carga horária e professores para os interessados.

Linguagem de Programação Java, 35 horas, Prof. Robson R. Linhares
Tecnologia de Orientação a Objetos e Ferramentas UML, 35 horas, Prof. Paulo Cezar Stadzisz
Padrões de Projeto Aplicados à Tecnologia Java, 20 horas, Prof. Cesar Augusto Tacla
Servlets e JSPs (JEE), 30 horas, Prof. Gustavo Alberto Giménez Lugo
XML e Web Services, 25 horas, Prof. Caio Nakashima
Bussiness Intelligence: Data Mining, 20 horas, Prof. Celso Kaestner
Frameworks Web (JEE), 35 horas, Prof. Leandro B. de Almeida
Modelagem de Processos de Negócios (SOA / BPEL), 15 horas, Prof. Gustavo A. Giménez Lugo
Persistência e Armazenamento de Dados, 25 horas, Prof. Caio Nakashima
Enterprise JavaBeans (JEE), 35 horas, Prof. Leandro B. de Almeida
Planejamento Estratégico, 20 horas, Prof. Alexandre Graeml
Tecnologia Wireless, 20 horas, Prof. Christian Mendes
Desenvolvimento Java para PDAs, 25 horas, Prof. Nelson Kashima
Desenvolvimento Java para celulares (JME), 30 horas, Prof. Paulo Bordin

Friday, March 20, 2009

Use MediaWiki and share your Knowledge

Everybody has something to share, but maybe you have a lot of things to share, try MediaWiki and have your own wikipedia on your website.

Below ther is a description about MediaWiki.

MediaWiki is a free software wiki package written in PHP, originally for use on Wikipedia. It is now used by several other projects of the non-profit Wikimedia Foundation and by many other wikis, including this website, the home of MediaWiki.

To download it click here.

CloverETL another ETL Open Source Tool

Hello,

I found today another ETL Open Source Tool called Clover.

Website:
http://www.cloveretl.org/

Some other Open Source Option are:
- Kettle (PDI - Pentaho Data Integration)
- Talend

Thursday, March 19, 2009

Pentaho Dashboards and Charts Tutorial

Hello folks,

There are a lot of ways to create a chart/dashboard using Pentaho.

My friend and I did a step by step tutorial about creating a flash chart using Pentaho.

To download it, click here.

I hope you guys enjoy it.

Wednesday, March 18, 2009

Cursos Pentaho

Pessoal,

Com o intuito de ajudar pessoas, empresas e a comunidade Pentaho ofereço cursos de Pentaho.

PROGRAMA

Apresentação do Pentaho BI Server
Apresentação das Ferramentas do Pentaho
○ Kettle
○ Cube Designer
○ Report Designer
Instalação do Pentaho BI Server 1.7GA
Instalação das Ferramentas de Desenvolvimento
○ Kettle
○ Cube Design
○ Report Designer
Conexão com os diversos Bancos de Dados
○ Oracle
○ SQL Server
○ PostgreSQL
○ MySQL
ETL (Extração, Transformação e Carga de Dados) utilizando o Kettle
Criando um Cubo Olap
Analisando os dados através de um Cubo Olap
A visão do Usuário da Ferramenta
○ Usando um Cubo na prática

Aulas teóricas e práticas ministradas sob medida para todas as necessidades.

Cursos ministrados em todo o Brasil de forma presencial.

Ajudamos sua empresa a implantar o Pentaho em um cliente real.

Para saber mais sobre o Pentaho acesse:
http://blog.professorcoruja.com/2009/01/overview-pentaho.html

Informações adicionais:


O QUE É O PENTAHO

O software Pentaho é uma plataforma para criação de soluções de Business Intelligence (BI), que
inclui recursos de geração de relatórios, integração e armazenamento de dados
(datawarehousing), análise de informações (OLAP), painéis (dashboards) para controle gerencial
e mineração de dados (Data Mining), constituindo o mais popular e poderoso sistema de BI
software livre mundial.

Thursday, March 12, 2009

Another MySQL Tool called SQLYog

Hello MySQL Developers and DBAs,

There is an another Tool to MySQL called SQLYog

SQLyog MySQL GUI is the most powerful MySQL manager and admin tool, combining the features of MySQL Query Browser, Administrator, phpMyAdmin and various other MySQL Front Ends and MySQL clients in a single intuitive interface.

Download the SQLyog MySQL GUI - Community Edition

I tested it is good and helps with MySQL.

Notepad++ - Really Good Text Editor

Hi folks,

Some folks told me about a really good Text editor it is called Notepad++

At SourceForge there is a description about the program:

Notepad++ is a generic source code editor (it tries to be anyway) and Notepad replacement written in c++ with win32 API. The aim of Notepad++ is to offer a slim and efficient binary with a totally customizable GUI.

Contra el terrorismo, censura a Google Earth


Contra el terrorismo, censura a Google Earth

Google ofrecerá publicidad en función del comportamiento de los usuarios

Hola,

Merece la pena visitar la pagina abajo que hablas sobre "Google ofrecerá publicidad en función del comportamiento de los usuarios".

http://www.elpais.com/articulo/internet/Google/ofrecera/publicidad/funcion/comportamiento/usuarios/elpeputec/20090312elpepunet_1/Tes

Saturday, March 07, 2009

Copa Porsche 2009 - Classificatória Etapa Curitiba

Amigo leitor,

Só para descontrair um pouco o blog, aqui vai um video que eu fiz nesse final de semana em Curitiba, detalhe no final quem aparece é a minha linda esposa.

Video A


Video B


Video C

Thursday, March 05, 2009

Wink

Hello Folks,

Every IT guy needs to create Tutorials and Presentations, so If you use Macromedia Captivate maybe you should try another free software is called Wink.

The website is: http://www.debugmode.com/wink/

Below more info about it:

Wink is a Tutorial and Presentation creation software, primarily aimed at creating tutorials on how to use software (like a tutor for MS-Word/Excel etc). Using Wink you can capture screenshots, add explanations boxes, buttons, titles etc and generate a highly effective tutorial for your users.

Tuesday, March 03, 2009

Voype vs Skype

Pessoal,

De acordo com o artigo "Microsoft e Telefónica lançam o Voype, concorrente do Skype" esse novo serviço foi lançado no dia 24 de Outubro de 2008.

Durante alguns anos tenho utilizado diariamente o MSN e Skype para me comunicar com as pessoas por mensagem instantânia ou até mesmo utilizando o serviço Skype Out que permite realizar ligações via Skype para telefones celulares e residências.

Recentemente fiquei sabendo sobre o Voype e resolvi testar o serviço, aqui vai minha opinião:

- Efetuar o cadastro e comprar créditos é mais fácil que o Skype. O Voype utiliza o Click and Buy e não o Pay Pal, mesmo assim foi fácil comprar créditos e testar o serviço.
- Qualidade da ligação igual a do Skype, não percebi muita diferença.
- Tarifas são boas, mas já que estamos falando de duas gigantes do Setor como Microsoft e Telefónica bem que as tarifas podiam ser bem mais baratas.
- O Softfone está legal, ative um pouco de dificuldade para realizar ligações internacionais pois não sabia os códigos.

Desvantagens Voype
- O Skype funciona no Linux e no Mac, o Voype ainda não e já que estamos falando de Microsoft acredito que demore para funcionar, mas quem sabe a comunidade arrume uma forma de fazer funcionar.
- Possibilidade de receber ligações através de um número telefônico, somente o Skype tem essa funcionalidade.

Conclusão:
O Voype vai ganhar terreno se as tarifas forem mais baratas do que as tarifas do Skype, pois, falando de produto, o Skype leva vantagem por ele funcionar no Windows, Linux e Mac, e também por já existir muita gente usando o Skype, e como sempre existe aquela tendência de ficar com o que já é conhecido e não utilizar as coisas novas, o Skype ainda sai ganhando. Além do mais o Skype tem o Skype IN utilizado por muita gente para receber ligações

No meu caso eu estou usando Vono da GVT + ATA para receber e efetuar ligações, Skype e MSN para falar gratuitamente por chat e voz com as pessoas.

Falando em comodidade nada melhor que usar um ATA + Telefone Sem Fio Convencional para ligar e receber ligações, agora quando viajamos ou mesmo quando queremos economizar o Skype e o Voype são soluções muito boas.

Bom aqui vai minha dica: testar o Voype e o Skype e utilizar os dois e como bom Brasileiro utilizar o que tiver a tarifa mais barata e melhor qualidade na ligação.

Mais informações sobre o produto Voype:
https://live.us.telefonica.com/

Seriado sobre IT chamado IT Crowd

Seriado sobre IT chamado IT Crowd

Site oficial:

http://www.channel4.com/programmes/the-it-crowd

Mais informações em português.

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/A-vida-de-quem-vive-de-TI-It-Crowd/

DJango

Pessoal,

Aqui vai uma dica para o pessoal de desenvolvimento web, chama-se Django.

O site do projeto é:
http://www.djangoproject.com/

Explicação dado por eles...

Django is a high-level Python Web framework that encourages rapid development and clean, pragmatic design.

Developed four years ago by a fast-moving online-news operation, Django was designed to handle two challenges: the intensive deadlines of a newsroom and the stringent requirements of the experienced Web developers who wrote it. It lets you build high-performing, elegant Web applications quickly.

Enviando arquivo pela rede de um servidor linux para outro servidor Linux utilizando o SSH (sem autenticação)

Essa tarefa a principio parece algo bem simples quando se trata de enviar um arquivo de um servidor
linux para outro servidor linux através do ssh via linha de comando, basta utilizar o comando

# scp /pastaorigem/nomedoarquivo.tar.gz usuario@ipdamaquina:/pastadestino/

O grande lance é que usando o comando acima você terá que digitar a senha do usuário e isso para um script de backup por exemplo
que precisa fazer isso automáticamente não funciona, ou seja, a maquina precisa digitar a senha e fazer todo o processo.

Então, eis a questão: Como fazer isso?

Existem várias formas você pode enviar através de ftp, email ou até mesmo pelo samba, mas na minha visão nada mais seguro que utilizar o ssh e para isso
será preciso usar o comando scp mencionado acima porém fazer alguma coisa para não precisar digitar a senha.

Bom vamos lá então, vamos passar a dica. Aqui vai um passo a passo de como fazer:

1) No servidor de origem digite no terminal:

# ssh-keygen -t rsa

Aperte a tecla enter até voltar ao terminal, dessa forma será escolhido as opções corretas.

Isso vai gerar 2 arquivos dentro da pasta /home/.ssh/ chamados id_rsa e id_rsa.pub.

2) Copie o conteúdo do arquivo id_rsa.pub e cole dentro do arquivo /home/.ssh/authorized_keys na máquina de destino.

Isso fará com que o ssh reconheça que há um sistema chave-fechadura para ambas as máquinas e autorizará a conexão ssh sem senha.

Algumas vezes você não terá o arquivo authorized_keys para isso basta criar utilizando o próprio vi com o comando

# vi authorized_keys

No caso do usuário ser o root precisa colar em /root/.ssh/authorized_keys

Depois de feito essas alterações é só rodar o comando anterior para que o arquivo seja enviado automaticamente sem precisar de senha.

# scp /pastaorigem/nomedoarquivo.tar.gz usuario@ipdamaquina:/pastadestino/

Vantagens
- Ambos os servidores trocam arquivos de forma extremamente segura, todo administrador de servidores linux conhece a fama do protocolo ssh, realmente
ele é seguro e dá para confiar.