Pages

Google Ads

Friday, January 16, 2009

Overview Pentaho

Pessoal,

Hoje eu coloquei um post no fórum do Pentaho, achei interessante colocar no meu blog.

--------------------------------------------------------------------------------
Boa Tarde amigos da Comunidade Pentaho,

A vida é tão corrida, o tempo passa tão rapido e agente acaba não tendo tempo de fazer tudo o que gostaríamos, como por exemplo contribuir mais nos fóruns de discussão.

Bom faz bastante tempo que começei meus estudos com o Pentaho e acabei não contando que fim levou, talvez eu até já tenha colocado em algum post, mas não me lembro então não custa escrever novamente.

Para aqueles que estão começando eu recomendo investir tempo no Pentaho, ele é um software muito bom, confiável, aberto e depois de dominado ele te ajuda muito em seus Projetos de BI, CRM, etc.

Eu acabo recebendo muitos e-mails de amigos que estão fazendo TCC, Monografias, etc sobre o Pentaho e Software Livre, eu fico muito feliz com esses e-mails continuem mandando, também fico feliz quando amigos me chamam no MSN ou Skype e trocamos idéias sobre o Pentaho.

Bom aqui vai uma contribuição para a comunidade Pentaho.

Quais sistemas operacionais funcionam com o Pentaho?
Windows e Linux (32 e 64bits), eu mesmo já testei em algumas distribuições e funcionou.

Quais bancos ele conversa?
Oracle, PostgreSQL, MySQL, SQL Server, IBM DB2 Express Edtion, acredito que a versão full ele também converse e provavelmente outros bancos, eu já conectei com todos os bancos acima mencionados.

O que eu posso criar através do Pentaho?
Cubos Olap, Dashboards, Relatórios e Dashboards com Mapas.

A Ferramenta de ETL é boa?
Sim, o Kettle criado pelo Matt Casters é 10, funciona legal inclusive com grande volume de dados, conecta com vários bancos de dados e não deixa a desejar a muitas ferramentas proprietárias, inclusive te salva tempo na hora de fazer ETL.
Agora aqui entre nós, que nome feio, dar o nome de Chaleira para um programa, acho que ele seguiu o exemplo do Bill Gates (Windows) ou Steve Jobs (Apple), bom eu não posso falar nada meu blog tem o nome de Professor Coruja, que nome feio.

Existe documentação suficiente?
Não. Olha todo mundo que começa a mexer logo vai perceber como é um caminho solitário, falta muita informação, existe alguns tutoriais porém na minha opinião não são bons, comparando com um produto da Microsoft ou outro fabricante, ele deseja muito a desejar, você acaba gastando muito tempo pesquisando em blogs, grupos de discussão, tutoriais em inglês e outros idiomas e também nada melhor que tentativa e erro.
Outra coisa se você não consegue ler e entender inglês, esqueçe procura outra solução.

Como obter suporte do Pentaho?
Isso na minha visão ainda é algo obscuro, eu já cheguei no passado a conversar com o homem de vendas do Pentaho e confesso não entendi muito bem como funciona essa parte, pode ser que agora eles tenham mudado algumas coisas, mas tanto a parte de treinamentos e suporte eu ainda acho bagunçado aqui no Brasil, talvez lá fora esteja mais estruturado.

O que falar da versão da comunidade?
Boa, falta algumas coisas que provavelmente eles devem fornecer quando você usa a versão enterprise, eu nunca estive do outro lado, nunca tive a oportunidade de utilizar o suporte deles, etc, tudo o que eu aprendi foi fuçando, lendo, etc.

Quais as diferença entre as versões?
A versão 1.2 quem utilizou vai concordar, era ruim. A versão 1.6 e 1.7 eu acho muito boa inclusive para utilizar em grandes empresas, na minha visão não deixa a desejar para ferramentas como Cognos, Microstrategy, etc. A versão 2.0 é relativamente nova, eu cheguei a olhar o demo e achei ela mais perfumada, bem mais por sinal, acredito que deva estar melhor, mas confesso que ainda não testei o suficiente para querer utilizar ela em um projeto grande e colocar em um servidor de produção.

O que eu falei é correto?
Amigos, estou aberto a sugestões, criticas, comentários, etc. Eu sou extremamente animado com Open Source, Wikipedia, Colaboração, etc então estou aberto a ouvir a opinião de todos.

Um grande abraço a todos da Comunidade,

Caio Moreno e Souza

Link para o post:
http://forums.pentaho.org/showthread.php?t=54799

1 comment:

edmundo junior said...

BOM DIA

estive no site do pentaho e lá está dizendo que agora pra baixar o produto, é uma versão trial de 30 dias, e não achei nada que me informasse que o produto é opensource.
Eles mudaram essa politica, ou estou procurando errado?

Obrigado, Junior