Pages

Google Ads

Friday, January 16, 2009

Atrações de Software Livre - Campus Party Brasil 2009


O conceito do conhecimento compartilhado reflete o espírito da Campus Party Brasil, e ganha novas perspectivas na edição 2009. Em um evento que atrai um público ainda mais disposto a dividir informações do que simplesmente absorvê-las, (70% do tráfego de arquivos foram uploads na primeira edição), o encontro representará um novo posicionamento dos brasileiros que já vivem esta novasociedade em rede.
“O crescimento das redes sociais, blogs e semelhantes mostra que atualmente o internauta prefere interagir a ser passivo neste processo. A era dos portais acabou”, diz o diretor-geral da Campus Party Brasil, Marcelo Branco. Por isso, além do acesso à banda individual de Internet mais rápida do mundo (10Gb),proporcionada pela Telefônica (patrocinador Master do evento) o grande destaque da segunda edição da Campus Party Brasil é o seu conteúdo.
Serão centenas de atividades: palestras, debates, workshops e competições divididas em 10 áreas temáticas – Design/Vídeo e Fotografia (novas); Música, Blog, Desenvolvimento, Games, Modding, Robótica, Simulação e Software Livre.
Software Livre: A comunidade de Software Livre no Brasil é uma das maiores e mais atuantes no mundo. As ações em torno do desenvolvimento só crescem, e a utilização de ferramentas livres, que fazem a interface com a parte física dos nossos computadores, aumenta vertiginosamente. É importante notar que vivemos um momento de afirmação, no qual a evolução tecnológica das ferramentas abre cada vez mais espaço para o Software Livre. Por todo o país ocorrem eventos, palestras, installfests, seminários, fóruns e congressos, que reúnem milhares de pessoas em torno desse tema tão atual.
O conjunto de atividades que estamos organizando nesta área vai atrair o interesse de pessoas de todos os níveis de conhecimento, sejam iniciantes, intermediários ou avançados.Se você é amante do Software Livre, aproveite o maior evento mundial de tecnologia, conteúdo e entretenimento em rede do mundo, e faça parte dessa enorme comunidade da internet que se reúne para brincar, aprender e trocar conhecimento. Venha viver o Software Livre na Campus Party Brasil!
O “Criador da Web”, Tim Berners-Lee, que será o protagonista da inauguração da Campus Party Brasil 2009 no próximo 19 de janeiro, e dará uma magistral conferência sobre web 3.0 no dia 20 de janeiro, às 13 horas. Berners-Lee é considerado um dos maiores gênios vivos do mundo, e sua vinda ao Brasil para oevento será um acontecimento imperdível!
Os participantes da Campus Party Brasil 2009 receberam ainda um desafio instigante, feito por nada mais nada menos que Jon “Maddog” Hall, diretor executivo da Linux International, considerado o embaixador do Linux no mundo. O desafio é criar músicas e vídeos multimídia usando ferramentas de Software Livre,formatos livres e sob licença Creative Commons. Este será julgado por um painel de figuras destacadas da indústria, incluindo Jon “Maddog” Hall.
Os prêmios destinados aos vencedores são: um Indamixx Portable Studio do Trinity Audio Group, Inc., um estúdio portátil de funções plenas, que permite que uma pessoa grave, mixe, edite e publique áudio; e um laptop Indamixx do Trinity Audio Group, Inc., que também conta com software de edição e criação de áudio.
Também será apresentado o eyeOS, um exemplo de Open Source e Cloud Computing. Com eyeOS todos podemos ter nosso próprio sistema operativo web (instalado no nosso servidor e sem depender de ninguém - eyeOS é Software Livre!) com o qual se pode trabalhar desde qualquer lugar unitariamente ou em grupo, com amigos e familiares, partilhando arquivos e muito mais. A conferência analisará como o Cloud Computing pode trazer muito valor ao nosso dia a dia e como eyeOS entra nisso, com a história do projeto, seu estado atual, como participar na comunidade e como baixar e instalar eyeOS localmente.
Alexandre Oliva, conselheiro da FSFLA, Fundação Software Livre América Latina dará uma palestra intitulada “Copiar e Compartilhar em Legítima Defesa:sociedade versus indústria dos Estados Unidos de Pânico”, onde defende, com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos, os direitos fundamentais de apreciar obras culturais, assim como a de preservar e compartilhar o acesso a elas, apoiado nesses pilares, defende os direitos de converter, baixar e transmitir arquivos, inclusive em redes P2P.
Teremos a conferência “O futuro da internet no Brasil”, um debate sobre a perspectiva das diversas mídias frente a globalização da internet, do software livre, das músicas gratuitas e direitos autorais.
Jomar Silva (Diretor Geral da ODF Alliance Chapter Brasil) apresenta a palestra “Passado, presente e futuro”, um contexto histórico que levou a criação do ODF, as suas bases tecnológicas e estratégicas, suas vantagens e benefícios, o status atual do suporte ao padrão na indústria de TI (no Brasil e no mundo), apresentar seu processo de desenvolvimento, e as principais novas funcionalidades que serão introduzidas na nova versão do padrão.
Governança da Internet, um panorama sobre a perspectiva das diversas mídias frente à globalização dainternet, do software livre, das músicas gratuitas e direitos autorais.
Projeto Morfeo: Nessa palestra será apresentada a origem, desenvolvimento e estado atual da comunidade Morfeo na Espanha e Europa, bem como os planos para Brasil e América Latina. Será descrita a estrutura de funcionamento, participantes e principais projetos.
Dois dos principais projetos da comunidade serão apresentados em detalhes:
EzWeb: Plataforma para customização pelos usuários de acesso a serviços para a futura web. O usuário pode criar interfaces customizadas agregando diversos serviços web de sua rede interna, sua intranet ou da internet.
MyMobileWeb: Esse projeto permite a criação de sites .Mobi, tornando real o desenvolvimento de uma verdadeira web móvel, independente de dispositivos. Menos programação com um alcance maior de dispositivos, mantendo padrões abertos reconhecidos, esse é o objetivo desde projeto.
Será apresentado o celular livre, o Freerunner, que é uma plataforma de hardware embarcado com recursos de PDA. Tudo o que você precisa em um telefone celular, ou melhor, em um computador de bolso, estão presentes neste pequeno dispositivo com tela touch screen.
Conheça os softwares livres disponíveis, aplicações e como ele se integra ao seu sistema de telefonia. Sua aventura pelos dispositivos móveis abertos começou!
A Campus Party traz em 2009 o fascinante conceito da “computação distribuída”. Um processo onde as pessoas emprestam o poder do seu computador (o processamento de seu hardware) para ser utilizado por uma causa coletiva. O primeiro projeto de “grid computing” foi criado para auxiliar a NASA a processar dados coletados em seus satélites e estações. Mais de um milhão de internautas participaram baixando o software em seus computadores. Esta rede voluntária e colaborativa simula a operação de um supercomputador, e tem por objetivo auxiliar em pesquisas científicas e de interesse público. Além disso, aação especial “grid computing” traz palestras sobre instalações e configurações, desenvolvimento e aplicações, conceitos e arquiteturas, toda tecnologia que envolve o processo e muito mais.
Karlisson Bezerra, que escreve o blog “Nerdson não vai à escola”, dará duas palestras na área de Software Livre na CP 2009, e de quebra relatará tudo de forma bem criativa em seu blog. As palestras são: O uso do blog para publicar quadrinhos - com Cadu Simões (Homem Grilo e Quarto Mundo), Arnaldo Branco (G1 - Mundinho Animal) e Clara Gomes (Bichinhos de Jardim). Falaremos sobre como os blogs ajudam na divulgação do nosso trabalho. Quadrinhos e software livre - Abordando o uso dos quadrinhos para falar de software livre e o uso do software livre para fazer quadrinhos. Será uma palestra bem técnica, falando sobre o processo de desenvolvimento, as ferramentas (Inkscape e GIMP) e algumas dicas sobre sua utilização.
Fonte:

No comments: