Pages

Google Ads

Saturday, September 01, 2012

Era da Colaboração - Macrowikinomics Murmuration

1 comment:

andre luiz said...

Caio, excelente palestra, assisti há algum tempo, vale assistir ela completa:

Don Tapscott: Four principles for the open world

http://www.youtube.com/watch?v=jfqwHT3u1-8


..., esta não é a Era da Informação, é uma era de inteligência em rede. É uma era de vastas promessas, uma era de colaboração, em que as fronteiras de nossas organizações estão mudando, de transparência, em que a luz do sol está desinfetando a civilização, uma era de compartilhamento e entendimento do novo poder do povo, e é uma era de empoderamento e de liberdade.

Agora, o que eu gostaria de fazer é, para fechar, compartilhar com vocês um pouco da pesquisa que venho fazendo. Tenho tentado estudar todos os tipos de organizações para entender como se delineia o futuro, mas tenho estudado a natureza recentemente.

Sabe, abelhas vêm em enxames e peixes, em cardumes. Estorninhos, ao redor de Edinburgh, nas regiões inóspitas da Inglaterra, vêm em algo chamado murmúrio, e o murmúrio se refere ao som da asas dos pássaros, e através do dia, os estorninhos espalham-se através de uma área de 32 km de raio cuidando de suas vidas. E à noite eles reúnem-se e criam uma das coisas mais espetaculares de toda a natureza, e chama-se murmúrio. E cientistas que estudaram isso dizem que nunca houve um acidente. Agora, isso tem uma função. Protege as aves. Podem ver que à direita há um predador sendo afugentado pelo poder coletivo dos pássaros, e aparentemente isso é uma coisa assustadora se você é um predador de estorninhos. E há liderança, mas nenhum lider único.

Agora, esta é uma analogia extravagante, ou poderíamos realmente aprender algo disso? Bem, os murmúrios funcionam através de um número de princípios, e são basicamente os mesmos que descrevi a vocês hoje. Essa é uma colaboração enorme. É uma abertura, um compartilhamento de todos os tipos de informação, não apenas de posição e trajetória e perigo, e demais, mas de fontes de alimento. E existe um verdadeiro sentimento de interdependência, que os pássaros, de alguma forma, entendem individualmente de que seus interesses são de interesse do coletivo.

Talvez como devamos entender que os negócios não podem ter sucesso em um mundo que está em colapso.