Pages

Google Ads

Saturday, September 29, 2012

Especialista em Pentaho


Quem diria que depois de quase 6 anos trabalhando com BI com Pentaho, eu me tornaria um especialista em Pentaho e BI Open Source?!

O tempo passou e a verdade é que hoje sou um especialista em Pentaho.

Mas o que é isso? O que é ser um especialista em Pentaho? Como eu me torno um especialista em Pentaho?

Desejo, ao longo do tempo, melhorar este post e explicar como eu me tornei um especialista em Pentaho, e como você também pode se tornar um especialista nesta excelente ferramenta.

No decorrer desses anos formei algumas pessoas, e percebo que algumas delas se destacaram; acredito que consegui definir um padrão de aprendizado e quero explicar isso com mais detalhes.

Para quem não pode esperar eu concluir este post (já que isso pode levar muito tempo), eu recomendo:

- Ler o meu blog.professorcoruja.com;
- Assistir todas as minhas palestras que foram gravadas e estão disponíveis gratuitamente no Youtube (www.youtube.com/user/it4bizchannel);
- Fazer os meus cursos na IT4biz (www.it4biz.com.br) - temos inclusive uma opção de curso gratuito;
- Ler alguns livros importantes (para saber mais clique aqui);
- Fazer projetos reais, mesmo que para isso tenha que fazer gratuitamente no início para aprender (conheci um rapaz em Moçambique que começou assim e hoje ele recuperou o investimento inicial).

Caso você desenvolva projetos reais gratuito, é preciso lembrar que você precisa explicar que está aprendendo e que o cliente está assumindo o risco de não gostar do que foi desenvolvido, porém ele não pode reclamar, afinal ele não pagou por isso.

Existem muitas outras dicas que vou contar para vocês ao longo do tempo.

1 comment:

Lucas said...

ola, achei muito interessante o pentaho, por acaso voce sabe informar quanto ganha homem/hora um especialista em pentaho? O quant eh necessario num projeto o especialista? Os usuario de negocio leigos em BI conseguem montar seus proprios relatorios ou eh necessario este especialista sempre que necessario? agradeço