Pages

Google Ads

Tuesday, September 04, 2012

Guia de Sobrevivência no Linux para o Profissional Desenvolvedor Pentaho

Amigos da Comunidade,

Já faz alguns anos que ensino profissionalmente como as empresas podem fazer um projeto de BI utilizando software livre e sempre as estatísticas são:

A cada 10 (dez) alunos, talvez 1 (um) use linux e outro use MAC(Unix), os outros utilizam Windows.

Resumindo, a grande maioria não sabe nem o básico do Linux/Unix. Então resolvi criar o ''Guia de Sobrevivência no Linux para o Profissional Desenvolvedor Pentaho''; vou contar com o apoio da comunidade para escrever esse guia, e também com o apoio de alguns amigos que considero feras no linux/Unix.

A idéia com esse guia é coletar e organizar tudo o que um profissional de pentaho precisa saber; este projeto do guia pode levar alguns anos para ser concluído, mas não tenho pressa. Já fiz alguns posts sobre Linux, e a idéia é direcionar o conhecimento para a utilização do Pentaho nesse sistema operacional.

O Pentaho funciona muito melhor no Linux/Unix, ele é muito mais estável! Temos que admitir, Windows é para ser usado para ??? e o Linux/Unix é para ser usado para projetos que você não quer dar muita manutenção, por que ele vai funcionar perfeitamente. O Linux vai dar muito menos dor de cabeça, e não é por acaso que grandes empresas utilizam o Linux para sistemas de missão critíca.

Minha missão será ajudar quem está começando com o Pentaho e infelizmente não sabe nada de Linux e Software Livre.

Nunca é tarde para começar a usar Linux/Unix com o Pentaho.

Para ler o guia e colaborar, clique aqui.

No comments: